fbpx
6 dicas para fazer a melhor roteirização de entregas

Os serviços de entrega e delivery são algumas das atividades que mais cresceram nos últimos anos, principalmente devido as restrições de isolamento social oriundas da pandemia de Covid 19.

Contudo, além dos cuidados de segurança necessários para o momento em que vivemos, outro grande desafio para aqueles que trabalham nesta área é realizar uma roteirização eficiente de suas entregas, economizando recursos, tempo e dinheiro.

O que é roteirização de entregas?

A roteirização de entregas é um processo que tem como objetivo otimizar o planejamento de eventos logísticos, permitindo maior organização e menor desperdício nas operações de entrega e coleta.

É um processo muito útil, principalmente quando é preciso gerenciar rotas com um grande número de endereços e pontos de parada.

Para planejar uma sequência otimizada de rotas, o roteirista analisa, além dos custos da rota, a disponibilidade do cliente, o tempo de atendimento, a capacidade dos veículos, a jornada do motorista, etc.

Enfim, diversos fatores que podem impactar diretamente no resultado da operação.

Sem um planejamento adequado os custos aumentam e as entregas demoram mais do que deveriam; motoristas podem percorrer distâncias mais longas do que o necessário ou enfrentar obstáculos pelo caminho, como acidentes ou trechos em obra.

Por que devo organizar minhas rotas antes sair para entrega?

Com entregas dentro do prazo e uma diminuição no tempo de resposta, os clientes passam a ficar mais satisfeitos com os serviços oferecidos, aumentando a chance de utiliza-los novamente ou recomenda-los para outras pessoas.

Organizando suas rotas de maneira eficiente também será possível otimizar o tempo das entregas, eliminando períodos de ociosidade ou sobrecarga de trabalho.

Com mais tempo disponível, mais entregas podem ser realizadas, o que aumenta sua produtividade.

Através de uma roteirização eficiente também é possível reduzir custos e desperdícios, pois a empresa passa a gastar menos com combustíveis, já que optam pelos menores percursos para realizar as entregas.

Além disso, os custos com manutenção de veículos também tendem a diminuir, uma vez que optando por vias com melhores condições e mais conservadas diminuem as chances de ocorrer danos à frota.

Dicas de organização de rotas de entregas (roteirização de entregas)

A seguir listaremos as principais dicas para montar uma roteirização de entregas eficientes:

Conheça sua demanda e sua frota

Um ponto fundamental no planejamento de rotas é conhecer sua demanda.

Qual tipo de veículo é adequado para o transporte? Quais cuidados devem ser tomados no transporte da carga? Quantas entregas deste tipo você consegue realizar por dia? Onde serão feitas as entregas? Existe algum requisito legal para este tipo de transporte? Existem janelas de restrições de tempo nas cidades de destino?

Responder estas perguntas é essencial para poder evitar problemas e agilizar seu processo de entrega, o que garante uma boa imagem para o seu negócio.

Conheça sua frota

Além de conhecer sua demanda, também é fundamental ter conhecimento sobre sua própria frota. Saiba o quanto cada um de seus veículos performa por litro de combustível (lembrando que as condições das vias podem influenciar diretamente sobre este aspecto).

Também é importante saber o quanto seus componentes se desgastam, para poder estimar o tempo ideal entre as manutenções da frota.

Conheça o percurso

Outro ponto importante é conhecer e estudar as principais rotas que você precisara utilizar, para então escolher aquela que é mais efetiva.

Nessa análise vários pontos devem ser levados em consideração. É preciso conhecer bem as condições de tráfego das vias, já que em alguns casos o menor caminho pode apresentar situações de trânsito lento ou até mesmo engarrafamentos.

Dessa forma, algumas vezes poderá valer a pena optar por caminhos mais longos, porém menos movimentados e que vão agilizar o percurso.

A condição das vias também é outro aspecto importante a ser levado em consideração, pois estradas esburacadas podem causar danos nos veículos e na carga, ou até mesmo ocasionar acidentes.

Outros pequenos detalhes com os quais se deve ficar atento são vias com janelas de tempo para o funcionamento, restrições de peso ou tamanho de veículos e carga, e pedágios, que podem gerar contratempos ou mais custos às entregas.

Por fim, outro fator importante a ser considerado é a segurança das vias, uma vez que determinados trechos podem apresentar maiores incidências de roubos de carga.

Defina o melhor percurso

Conhecendo sua demanda, sua frota e as possíveis rotas, chegou a hora de escolher o melhor percurso.

Uma importante dica é agrupar os pontos de parada de acordo com a sua proximidade e iniciar as entregas pelo mais distante. Dessa forma você viabiliza um maior número de entregas em um menor espaço de tempo, otimizando a rentabilidade da operação.

Lembre-se de sempre tentar otimizar esse percurso com as informações que são coletadas com a realização de entregas anteriores.

Conte com a tecnologia ao seu favor

Ainda é possível realizar um controle manual de roteirização de entregas em cidades ou empresas pequenas, mas à medida que as demandas aumentam este processo manual pode se tornar inviável.

Neste ponto, ganham destaque ferramentas para auxiliar no processo de roteirização das entregas. Existem diversas opções de softwares capazes de auxiliar no processo de roteirização.

Com eles é possível cadastrar seus clientes e veículos, agrupar pontos de entrega por área e, o mais importante, calcular a melhor rota para atender a todos os pedidos.

Outros sistemas também conseguem oferecer soluções para o rastreamento de veículos em tempo real, o que permite para empresa entender ainda melhor a situação de sua frota.

Na escolha do software é importante descobrir qual deles atende melhor as necessidades da sua empresa e do seu negócio, para que se possa tirar os melhores benefícios do mesmo.

Melhore Continuamente

Por fim, um dos passos mais importantes do processo de roteirização é buscar melhora-lo continuamente. Experimente novos trajetos, enriqueça sua base de informações, teste novas ferramentas e veja o resultado.

Dessa forma você conseguira garantir que seu modelo de roteirização seja o mais eficiente possível e que jamais fique desatualizado.

Neste artigo vimos o que é o processo de roteirização de entregas, como ele visa otimizar o processo de transporte de cargas, economizando recursos, tempo e dinheiro.

Através de uma roteirização bem definida e estruturada é possível diminuir os gastos com combustíveis e manutenção de veículos, bem como aumentar a produtividade da empresa, conseguindo realizar mais entregas e agregar mais valor para o cliente.

Contudo, para alcançar um alto nível de eficiência nesse processo é necessário muito estudo e planejamento. É preciso conhecer muito bem sua demanda, sua frota e as principais rotas.

No entanto, isso não é algo que você precisa fazer sozinho. Conte sempre com o apoio da tecnologia para te ajudar neste momento, pois ela é capaz de simplificar muitas tarefas que demandariam muito tempo e esforço.

Em cenários econômicos complexos como os que vivemos atualmente investir na redução de custos pode ser um diferencial para sua empresa, então fique atento e sempre busque melhorar os seus processos!