fbpx
Quais são as características dos empreendedores de sucesso?

Você já parou para pensar o que os empreendedores de sucesso possuem de diferente das demais pessoas?

Um empreendedor é movido pelo forte desejo de realizar, retirar ideias do papel, o que está diretamente associado ao sucesso profissional e se observarmos o contexto de um mercado extremamente competitivo em que sobressai a inovação, ser um agente de transformação representa um grande diferencial.

Mas, dominar a arte de fazer acontecer requer uma série de atributos e comportamentos que podem ser adquiridos, ao contrário do que muitos pensam, não é um privilégio em que se nasce com ele.

O caminho para se capacitar é saber quais são as características dos empreendedores de sucesso e como eles se comportam. Nesse artigo falamos quais são elas para que você avalie se já possui algumas delas e quais ainda pode se aperfeiçoar.

Muitos defendem que algumas pessoas nascem empreendedoras, porém foi observado que que existem características e comportamentos em comum, entre essas pessoas que conseguem transformar uma ideia em algum negócio de sucesso.

Então quer dizer que eu posso me tornar um empreendedor?

Sim, o fato é que o meio em que está inserido, família, amigos, trabalho e a relação com a sociedade, facilita o desenvolvimento de comportamentos de empreendedor.

Além disso, a decisão de empreender pode ser desencadeada por uma necessidade pessoal de geração de renda ou identificação de uma oportunidade.

Com isso, várias pesquisas foram realizadas com objetivo de definir as características do perfil de um empreendedor de sucesso, para que assim outras pessoas pudessem desenvolvê-las.

O Sebrae separou essas características em três grupos:

  • Conjunto de realização: busca de oportunidades e iniciativa; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; persistência e comprometimento.
  • Conjunto de planejamento: busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemático.
  • Conjunto de poder: persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

É importante conhecer essas características para analisar quais delas ainda é preciso desenvolver e os comportamentos que devem ser praticados, a seguir vamos entender um pouco mais sobre cada uma.

Busca de Oportunidades e Iniciativa

Essa característica significa enxergar oportunidade onde ninguém mais vê, ou até mesmo criar e transformá-la em algo rentável, além disso é necessário ter a iniciativa para realizar.

Do que adianta ter oportunidade sem agir? Nada, por isso muitas pessoas ficam estagnadas, por não ter a iniciativa de colocar sua ideia em prática.

O empreendedor que busca oportunidade e tem iniciativa faz as coisas antes de solicitado ou antes de ser forçado pelas circunstâncias, consegue aproveitar oportunidades fora do comum para começar um negócio, obter financiamentos, equipamentos, terrenos, local de trabalho ou assistência e se já possui um negócio age para expandir para novas áreas, produtos ou serviços.

Persistência

Nem sempre as coisas darão certo de primeira, procure ser persistente para enfrentar os desafios, mantendo ou mudando estratégias de acordo com a situação, pois o fracasso faz parte da jornada e as dificuldades trarão a experiência e força para alcançar os seus objetivos.

Agir diante de um obstáculo significativo, agir repetidamente ou mudar de estratégia, a fim de enfrentar um desafio ou superar um obstáculo e fazer um sacrifício pessoal ou despender um esforço extraordinário para completar uma tarefa são comportamentos que fazem parte do dia a dia do empreendedor.

Correr Riscos Calculados

“Quem não arrisca não petisca”, ditado popular que representa uma forte característica de um empreendedor, com uma ressalva, os riscos devem ser calculados. Essa é a principal diferença entre correr risco e correr perigo.

Correr riscos calculados é ter conhecimento da situação para tomar as decisões, avaliar as melhores alternativas reduzindo a chance de erros e moderando o risco dos desafios.

Assim você sempre avaliará alternativas e calculará os riscos deliberadamente, agirá para reduzir os riscos ou controlar os resultados e irá colocar-se em situações que implicam desafios ou riscos moderados.

Exigência de Qualidade e Eficiência

O empreendedor de sucesso está em constante busca pela qualidade e eficiência, tentando sempre satisfazer ou superar as expectativas.

O empreendedor é exemplo de conduta, então, encontra maneiras de fazer as coisas melhor, mais rápido ou mais barato; age de maneira a fazer coisas que satisfaçam ou excedam padrões de excelência; desenvolve ou utiliza procedimentos para assegurar que o trabalho seja terminado a tempo ou que atenda a padrões de qualidade previamente combinados.

Comprometimento

Se comprometer é cumprir com o que foi prometido, mesmo que isso exija sacrifícios, desse modo, o empreendedor assume a responsabilidade estando preparado para lidar tanto com o sucesso quanto com o fracasso.

No dia a dia do empreendedor, o comprometimento pode ser visto, por exemplo, quando assume responsabilidade por solucionar problemas que possam prejudicar a conclusão de um trabalho nas condições estipuladas, apoia seus colaboradores ou coloca-se no lugar deles, se necessário, para terminar uma tarefa e esforça-se para manter os clientes satisfeitos colocando a boa vontade a longo prazo acima do lucro a curto prazo.

Busca de Informações

O mercado muda o tempo inteiro e se manter atualizado é um trabalho contínuo, por isso o empreendedor deve aprimorar essa característica, assim será mais fácil encontrar novas maneiras de oferecer produtos e serviços. 

Nessa busca incessante ele deve se dedicar pessoalmente a obter informações de clientes, fornecedores ou concorrentes, investigar pessoalmente como fabricar um produto ou fornecer um serviço e consultar especialistas para obter assistência técnica ou comercial.

Estabelecimento de Metas

Essa característica é uma das mais importantes para conseguir realizar algo, porque para chegar aonde se quer, é preciso saber onde é esse lugar e como fazer para alcançá-lo e isso se faz estabelecendo metas.

É através das metas que sabemos em que direção seguir para alcançarmos os objetivos, para isso é preciso estabelecer metas e objetivos que são desafiantes e que têm significado pessoal.

Além disso, é preciso estabelecer objetivos de curto prazo mensuráveis e ter visão de longo prazo, clara e específica.

Planejamento e Monitoramento Sistemáticos

A capacidade de planejar é uma das primeiras características a se desenvolver, só assim é possível tirar ideias do papel, com planejamento, prazos e metas claras.

E após um bom planejamento vem a etapa do monitoramento, que possibilita identificar erros e possíveis melhorias. Por isso o monitoramento constante dos resultados é essencial para um crescimento saudável.

Quem possui essa característica frequentemente planeja, dividindo tarefas de grande porte em subtarefas com prazos definidos, constantemente revisa seus planos, levando em conta os resultados obtidos e mudanças circunstanciais. Também mantém registros financeiros e utiliza-os para tomar decisões.

Persuasão e Rede de Contatos

Manter uma boa rede de contatos, o que chamamos de networking, abre portas, geram oportunidades, troca de experiências e parcerias com benefícios para ambas as partes.

Por isso, deve ser exercício diário, utilizar estratégias deliberadas para influenciar e persuadir os outros, utilizar pessoas-chave como agentes para atingir seus próprios objetivos, agir para desenvolver e manter relações comerciais.

Independência e Autoconfiança

Confiar em suas próprias opiniões, ajuda na tomada de decisões e a se arriscar mais, buscando alternativas para resolução de problemas.

Com isso, é necessário passar credibilidade para as pessoas com que se relaciona para que confiem em suas ações ou comprem as suas ideias, como uma forma de atrair clientes, conseguir investidores e bons parceiros.

A melhor forma de conquistar a autoconfiança é tendo conhecimento profundo do negócio ou ideia e demonstrar que você sabe o que está fazendo diante de algum risco ou na tomada de uma decisão estratégica, assim você se tornará independente.

Ter autoconfiança é buscar autonomia em relação a normas e controles de outros, mantendo seu ponto de vista, mesmo diante da oposição ou de resultados inicialmente desanimadores, é expressar confiança na sua própria capacidade de completar uma tarefa difícil ou de enfrentar um desafio.

Desenvolver essas características e praticar os seus comportamentos não é garantia de alcançar o sucesso como empreendedor, mas as pessoas que as apresentam possuem mais chances de serem bem sucedidas.

E também existe uma ideia equivocada que ser empreendedor é ter o seu próprio negócio, porém o que muitos desconhecem é que vai muito além disso, está mais relacionado a ser do que ter, assim é possível empreender com CNPJ de outra pessoa, ou seja atuando como colaborador em uma empresa.

O mais importante é se conhecer identificando quais dessas características você precisa desenvolver para buscar o sucesso como empreendedor e colocar em prática os comportamentos independentemente se estiver trabalhando em um negócio próprio ou não.