fbpx
Como criar metas de sucesso para sua empresa

Há uma frase do filme “Alice no País das Maravilhas” que diz: “se você não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”. E tenho certeza que ninguém quer chegar a lugares desagradáveis, não é mesmo?

Por isso, é de grande importância estabelecer metas em nossa empresa. A partir do momento que definimos metas, facilitamos a visualização do que deve ser feito para alcançar o que se deseja.

Mas o que são metas?

O que são Metas?

No dicionário, meta significa “o objetivo que se almeja.” O que sua empresa precisa fazer para chegar aonde você deseja? Estas ações a serem feitas são suas metas.

É muito comum confundirmos objetivos com metas.

  • Objetivo é o propósito de realizar algo, é aonde se quer chegar. É ele que fornece a direção do que se deseja e deve fazer, e serve como guia para que o sonho seja finalmente realizado.
  • Já a meta é o objetivo de forma quantificada. Falamos de tarefas específicas, que precisam ser realizadas de forma regular, para alcançar os objetivos determinados.

É importante saber que as metas são temporais e estritamente ligadas a prazos, ou seja, elas são as pequenas ações que precisam ser realizadas diária, semanal e mensalmente, para que se alcance o objetivo final proposto, de forma organizada e planejada.

Por que utilizar a metodologia SMART para definir metas?

A metodologia SMART é uma estratégia utilizada para a definição de metas.

Esta metodologia auxilia no entendimento e criação de expectativas claras e objetivas, facilitando à alcançá-las.

Para que isso aconteça, sua meta precisa ser específica, mensurável, alcançável e temporal. Vou te explicar melhor o porquê de cada característica:

Específica

Metas precisam ser claras e diretas, já que o objetivo é algo não específico. O objetivo diz onde você quer chegar. Mas o que você tem que fazer para isso? Você deve identificar o resultado desejado e direto de cada meta específica.

Por exemplo, ao invés de “faturar mais”, prefira “quero ganhar X novos clientes até o fim do mês”.

Mensurável

Tem que ser fácil a metrificação de desempenho de cada meta. Você precisa conseguir visualizar se está alcançando a meta, superando-a ou se está abaixo do que foi proposto.

Por exemplo, substitua: “preciso ter o hábito de ler” por “lerei um livro por mês esse ano”.

Alcançável

Outra característica fundamental das metas SMART é que essas sejam realistas.

Isso ajudará na manutenção da motivação, o que pode proporcionar um aumento de confiança para alcançar tal meta e após obter sucesso, definir novas.

Temporal

Deve ter um prazo para acontecer e uma linha do tempo claramente definida para cada meta, incluindo uma data de início e fim. O objetivo é criar um senso de urgência em você.

Definir cronogramas para cada meta ajuda a manter a motivação e o foco. Um exemplo: “realizar uma arrecadação de brinquedos para crianças até o fim de janeiro”.

O que analisar para estabelecer as metas da sua empresa?

Para estabelecer metas certeiras para sua equipe trabalhar no sucesso da sua empresa, é necessário se atentar com as características que toda meta smart deve ter, como citamos acima.

Determinar as metas de maneira objetiva, com ações concretas, com prazos e números a serem alcançados pode ser mais simples do que parece.

Preste atenção aos passos que vamos detalhar abaixo. Siga e estabeleça suas metas com bastante clareza!

Defina a situação atual

Qual a situação atual da sua empresa? Fazer uma análise SWOT da sua organização é um bom começo. Analise os resultados que estão sendo alcançados, os pontos positivos e negativos da organização.

Através disso, você vai conseguir visualizar quais melhorias e ajustes que devem ser feitos, lembrando de estipular prazos para tais.

Detalhe os objetivos

“Precisamos conquistar mais clientes.” O que fazer para isso acontecer?

Para aumentar as chances de sucesso, detalhe ainda mais o objetivo de onde você quer chegar. Indique as ações que serão adotadas para o alcance da meta: “investir em estratégias de marketing, fazer uma prospecção ativa, enviar promoções para os clientes inativos”.

Desta forma, os passos a serem tomados ficam ainda mais precisos e possibilitam a adoção de práticas efetivas para toda a equipe entender melhor de onde começar.

Crie metas alcançáveis

Como falamos acima, é preciso estar ciente do cenário atual da sua organização. É importante definir metas que não fujam da realidade de toda a equipe.

Análise não só a situação da sua empresa, mas o cenário atual do país, do mercado que trabalha, a disponibilidade da equipe para cada meta e a margem de investimento disponível.

Procure, então, estabelecer metas alcançáveis, que sejam desafiadoras, mas que possam ser alcançadas. Metas irreais vão apenas desanimar os envolvidos e acabam por desestimular o planejamento estratégico.

Defina o que cada setor deve fazer

Para cada funcionário saber o que deve ser feito e se organizar para isso, é necessário alinhar metas para cada setor. Visando sempre a realidade e rotina de cada um, definir metas claras e diretas vai ser um fator importante para que a união faça a força e leve a organização no objetivo que se deseja alcançar!

Revise corretamente o planejamento inicial

Toda meta causa mudanças no dia a dia da equipe. Elas podem ser atingidas no início do ano ou até mesmo, precisar ser alterada por alguma questão particular do percurso.

Revise periodicamente as metas e se necessário, faça ajustes. Manter o dinamismo no alcance das metas é uma prática inteligente e que manterá a organização viva e capaz de se adaptar às alterações de cenário.

Como fazer o acompanhamento das metas?

Mesmo após definir quais serão suas metas, para alcançá-las você precisará de planejamento e monitoramento.

Com a definição de pequenas metas para cada setor, é interessante também a criação de revisões periódicas de qual foi a meta proposta, o que deve ser feito para se alcançar e o que já foi feito até então.

Após cada reunião de análise, é importante que toda a equipe esteja alinhada com os objetivos da empresa de onde se quer chegar. Caso seja necessário alterar ou ajustar metas, que seja feito. Caso precise de mais gás, motivar a equipe à isto.

É interessante esta interação periódica para envolver toda equipe na busca de resultados. É um fator altamente motivador para a equipe. Pois envolver seus colaboradores nos processos e objetivos da empresa, cria neles o sentimento de pertencimento, propósito e responsabilidade pelos resultados individuais e coletivos.

Além de você conseguir estar mais próximo da equipe e também entender os anseios dos colaboradores.

Implante uma cultura de diálogo e feedback para saber quais metas fazem sentido com o engajamento e anseio da equipe e se será relevante para ambos os lados.

Utilizar ferramentas que possibilitem o acompanhamento das metas, sejam elas por equipe ou por colaborador, também é positivo.

Como dica, deixamos nomes de algumas ferramentas: Metas SMART, Método 5W2H ou a Gestão à Vista.

Em suma, definir metas e realizar o seu acompanhamento traz benefícios a nível da organização e dos colaboradores.

Com esse acompanhamento é possível promover o engajamento das pessoas e seu comprometimento com o objetivo da organização, fora a criação de uma cultura que vai auxiliar na manutenção da motivação da equipe e otimização da tomada de decisão.

Entendeu a importância do acompanhamento das metas de sua empresa?

Gostou desse artigo? Compartilhe em suas redes sociais.