fbpx
Ordem de Serviço: como gerenciar todas as etapas de um atendimento de forma eficaz

Ordem de serviço é um documento que funciona como um guia para gerir todo o processo de prestação de um serviço dentro da empresa. Ele auxilia os colaboradores e os gestores alinhando-os sobre como anda o desenvolvimento do trabalho.

Devido a sua importância, as empresas cada vez mais têm procurado por tecnologias para fazer a emissão, compartilhamento, histórico e controle dessa informação de forma mais eficiente.

O que é Ordem de Serviço?

A Ordem de Serviço, ou OS, é um documento que formaliza o serviço que será prestado para um cliente e serve como um ponto inicial para a organização do trabalho.

Com ela as empresas prestadoras de serviços conseguem se planejar e organizar de forma eficiente as demandas por atendimentos, controlando o fluxo de trabalho.

Ela pode ser criada a partir do pedido de um cliente ou até mesmo pela determinação de um contrato e se torna obrigatória para iniciar qualquer prestação de serviços.

Portanto, podemos parametrizar a ordem de serviço como uma ferramenta de comunicação interna para a mobilização da equipe e planejamento de toda a execução do trabalho em uma empresa.

Com um fluxo de OS padronizado, a organização consegue:

  • Organizar os pedidos conforme a capacidade produtiva da equipe
  • Garantir a entrega no prazo e dentro das especificações contratadas
  • Controlar a produtividade dos colaboradores 
  • Calcular com precisão os materiais e mão de obra necessários à execução do trabalho
  • Equilibrar o estoque com os pedidos para maior eficiência
  • Calcular os custos para garantir uma precificação correta
  • Auxiliar no controle de trocas, reparos e alterações no pedido do cliente
  • Informar aos colaboradores os detalhes do serviço e orientar a execução segura e eficiente
  • Gerenciar as finanças com mais agilidade.

E de modo geral, o documento deve conter as seguintes informações:

  • Número da ordem de serviço
  • Descrição do serviço a ser realizado
  • Valor a ser cobrado 
  • Local de prestação do serviço
  • Dados do cliente (nome/razão social, CPF/CNPJ, endereço, telefone, etc.)
  • Data de emissão
  • Forma de pagamento.
  • Técnico responsável pelo atendimento
  • Materiais utilizados

Quais são as etapas para gerenciar uma ordem de serviço?

O gerenciamento de uma ordem de serviço pode ser feito a partir do pedido do cliente ou da abertura da demanda e pode-se fazer o controle desse documento em diferentes fases, porém, basicamente todas seguem uma operação padrão que constitui em:

  • Elaboração do orçamento para o cliente
  • Execução do serviço após fechamento da proposta comercial
  • Acompanhamento do serviço em andamento
  • Conclusão do serviço e finalização da OS 

A seguir falaremos um pouco sobre cada uma das etapas.

Esclarecimento das regras de negócio

Cada empresa tem suas próprias regras de negócio para fomentar a execução dos serviços algumas delas podem solicitar algum tipo de “garantia” para que ocorra o trabalho de forma segura e com garantia de eficiência.

Valor de sinal

O valor do sinal, também conhecido como via de regra, ou valor de entrada, é calculado para garantir possíveis custos e despesas, tanto do comprador quanto do vendedor, no caso de desistência do negócio.

Por esse motivo, o valor dado pelos participantes do processo não é devolvido ao comprador. Por isso é importante antes de enviar o sinal para o seu vendedor que o comprador esteja ciente de todas as condições sobre o serviço.

Valor pré aprovado

O valor pré aprovado é uma proposta inicial que passou por uma primeira etapa de análise pela empresa oferecedora dos serviços, mas sem uma comprovação imediata do que será feito de fato, ou seja, é um valor dado ao serviço por meio de um orçamento antes de concretizar a execução do serviço, com isso, os valores podem se alterar ao decorrer do processo.

Pagamento mínimo para análise do serviço

O pagamento mínimo para análise é um valor estipulado pelo vendedor que é padrão da empresa para que seja liberada a análise do serviço, ou seja, independente do quanto ficara o serviço aquele valor mínimo será cobrado do cliente.

Abertura do atendimento

A abertura do atendimento se dá a partir do momento que o cliente solicita o serviço e é feito o preenchimento com os dados iniciais da proposta.

Análise do que deve ser feito

Após a abertura do atendimento será feita uma análise sobre o que será feito no atendimento e quais são os ativos participantes do serviço.

Aprovação do orçamento

Após a análise do que será feito, será criado o orçamento para o cliente com os dados do serviço que será efetuado e os valores.

Execução do serviço

Após a aprovação do cliente o serviço entra em execução, onde será desenvolvido a solução da demanda solicitada.

Cancelamento do serviço

Algumas vezes após a abertura da OS o cliente pode solicitar o cancelamento do serviço, e o cancelamento ele é gerido de forma diferente para cada empresa dependendo da regra de negócio adotada por ela.

Finalização do serviço

Após todo o processo de abertura, aprovação, geração do orçamento e execução do serviço e, claro, a satisfação do cliente com o atendimento a ordem de serviço pode ser finalizada.

 

Existem formas de se controlar e manter esses documentos dentro da empresa, mas uma das formas mais ágeis e eficientes é a emissão dessas ordens de serviço por meio de um sistema de gestão que automatize esse processo.

Esses softwares permitem um preenchimento rápido do documento por meio de telas e formulários padronizados e integram a emissão de OS com todo o processo de venda e pagamento.

O sistema do Eagle Gestão tem um módulo específico para você fazer o controle das suas ordens de serviço de forma simplificada. Nele você consegue gerir os tipos de serviços, suas etapas, os ativos participantes e gerar orçamentos de forma simples. Além de integrar o sistema ao e-mail da sua organização para deixar seu cliente ciente de cada parte da execução do processo.