fbpx
O que todo empresário deveria saber para preparar sua empresa para o ano de 2020?

O ano de 2019 está acabando e te faço uma pergunta: Você conseguiu colocar todo o planejamento que fez para sua empresa no final de 2018 em prática? Se sim, parabéns sua empresa está entre as poucas que conseguem fechar o ano com 100% de aproveitamento.

Agora se sua empresa está entre a maioria que não conseguem ter tal aproveitamento não se preocupe, venha comigo que irei apontar as melhores práticas para planejar, deixar sua empresa preparada para 2020 e ficar entre as empresas que conseguem executar com efetividade seu planejamento.

Estamos diante de um cenário altamente complexo no que diz respeito ao mundo corporativo. É um cenário mais dinâmico, inovador e muito, muito veloz.

Nós empresários devemos ficar atentos a isso, pois todos os planejamentos feitos a partir de agora devem ter uma maior assertividade para que possamos tomar as melhores decisões na hora da execução.

Não podemos mais ficar pensando somente nos planejamentos financeiro e orçamentário, deve-se ir além disso. Como já dizia Reid Hoffman, co-fundador do Linkedin, simplesmente a maior rede social profissional do mundo:

Empreender é se jogar de um precipício e construir um avião durante a queda.

Com essa emblemática frase dá para perceber que os empreendedores devem pensar fora da caixa, serem rápidos, precisos e inovadores. E para se preparar para 2020 não poderá ser diferente disso.

Irei lhe conduzir agora para os 8 passos que irão preparar sua empresa para 2020.

1. Analise os resultados de 2019

A análise de resultados é o primeiro passo e o mais importante, pois te força a olhar para traz e observar o que deu certo e errado.

Neste momento, chegou a hora de sentar na cadeira pegar tudo que foi planejado para 2019 e organizar em forma cronológica de acontecimentos. Realize um diagnóstico fazendo um check-up dos seguintes pontos: 

  • O objetivo traçado foi alcançado? Senão quais foram os obstáculos que impediram de alcançar;
  • As metas traçadas que vão de encontro ao objetivo foram realistas, sofreram mudanças no decorrer do ano ou simplesmente foram ignoradas;
  • Os erros apontados no planejamento de 2019 em relação a 2018 foram corrigidos. Se sim o que foi feito para que eles não voltem mais a acontecer;
  • Se houve alguma ação para sair na frente da concorrência, essa ação foi efetiva, o que foi feito e caso contrário identifique o porquê essa ação não foi bem sucedida;
  • O mercado se comportou da forma que esperava ou houve uma mudança muito grande. Se houve essa mudança ela teve impacto positivo ou negativo e qual foi esse impacto;
  • Da mesma forma que o mercado, faça a mesma análise para o faturamento e o lucro;

 Ter esses pontos avaliados e anotados, já será o pontapé inicial para começar a realizar o planejamento para 2020.

Caso queira aprofundar ainda mais sobre diagnóstico empresarial, indico este livro Consultoria e Diagnóstico Empresarial – Teoria e Prática de Amélio Berti.

Uma última e boa prática a se fazer em relação à análise do ano que está acabando é conversar com os colaboradores e coletar o máximo de feedback possível sobre a trajetória deles na organização durante o ano. Com isso em mãos você conseguirá traçar estratégias melhores para que consiga retê-los mantendo-os na empresa no ano que se iniciará.

2. Se aprofunde ainda mais nas fortalezas e fraquezas da Empresa

Com a análise do ano anterior em mãos, chegou a hora de entrar de cabeça no que a empresa mais acerta versus o que a mais impede de acertar.

E para te auxiliar nessa jornada existe uma ferramenta de gestão muito útil e bastante utilizada por grandes organizações mundo a fora que é focada justamente em potencializar os pontos fortes e gerenciar melhor as fraquezas da empresa.

Estou falando da matriz SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities e Threats), que significam forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, respectivamente, ou também conhecida como análise FOFA.

Essa abordagem tem o objetivo de mostrar com clareza o que acontece nos ambientes internos e externos da organização.

Internamente o empreendedor poderá avaliar processos e identificar pontos críticos como falha na gestão de pessoas e recursos mal aplicados, mas também poderá avaliar o bom uso do conhecimento adquirido e experiências que trouxeram bons resultados.

Já externamente o empreendedor irá avaliar situações que geralmente não tem controle como mudança de mercado, tendências, surgimento de novas tecnologias e mudança de hábitos do consumidor.

Com essa análise em mãos poderá antecipar ameaças e aproveitar melhor as oportunidades.

Use o quadro abaixo para auxiliar na análise de ambientes da sua empresa.

matriz swot

 

  • Forças: descreva todos os pontos positivos da empresa, ou seja, atividades que são bem desenvolvidas, equipamentos, equipe dentre outros;
  • Fraquezas: liste os projetos e processos que não estão gerando bons resultados para a empresa e precisam ser solucionadas;
  • Ameaças: analise as possíveis ameaças que podem surgir ao longo de 2020. Sobretudo, aqueles fatores provindos do mercado como concorrentes, legislação, fornecedores dentre outros;
  • Oportunidades: ações ou fatores que estão disponíveis no mercado e podem ser usados a favor da sua empresa.

 3. Observe a concorrência

Isso mesmo coloque no seu planejamento para 2020 uma pauta só sobre o que a sua concorrência fez de legal e que deu resultado, mas cuidado, não é tentar copiar o que foi feito, até porque as realidades e identidade de cada empresa são únicas e uma estratégia que deu certo para uma pode ser um desastre para outra mesmo sendo empresas do mesmo seguimento.

Tente adaptar a ideia para seu negócio e trace uma estratégia visando sempre alcançar algum objetivo com foco no cliente.

A observação da concorrência lhe trará ideias para seu planejamento e que quando executado a empresa consiga sempre sair na frente no decorrer do próximo ano.

4. Defina seus objetivos para 2020 e trace as metas para alcançá-los

Chegou a hora de pensar o que você visualiza para sua empresa em 2020.

Seja audacioso, mas ao mesmo tempo seja realista. Defina somente o que realmente dá para cumprir até dezembro de 2020.

Como já terá a sua matriz SWOT em mãos, fica mais fácil de visualizar cenários reais e não se iludir com projeções fora da curva.

Com objetivos audaciosos e realistas toda a equipe fica motivada a alcançá-los e o sucesso do planejamento será garantido.

Uma dica é definir pelo menos 2 objetivos bem claros e definidos no ano, sendo um para ser comprido até o meio do ano e outro até o final.

Em torno desses objetivos trace as metas para alcançá-las. Use o conceito do 5W2H (what, why,where, when, who). Para cada meta defina o que será feito, como será feito, quando será feito, quem irá fazer e quanto de recurso será utilizado.

Dessa forma, conseguirá cumprir o que foi proposto com eficiência e não irá se autossabotar.

5. Defina os Indicadores de Resultado

Com os objetivos e metas traçados, agora deverá definir como irá medi-los. Temos um ótimo artigo sobre indicadores de resultados aqui no blog confira:

Resumindo indicadores de resultados também chamados de Indicadores de Desempenho ou KPI (Key Performance Indicator) são métricas que qualificam ou quantificam a performance da empresa de acordo com seus objetivos principais.

Esses indicadores deverão estar conectados a uma ou várias metas, só assim conseguirá medir seus resultados.

6. Elabore um orçamento

Não dá para realizar um planejamento sem que esteja em pauta o quanto a empresa irá faturar e o que poderá trazer prejuízos e lucros.

É extremamente importante o empreender ter o cuidado necessário com seu fluxo de caixa no momento de colocar o orçamento de 2020 no planejamento.

Se o fluxo de caixa está em dia então está na hora de se planejar, caso contrário, pare e vá acertá-lo, pois só assim conseguirá ter uma projeção realista do orçamento.

Fique atento as prioridades e foque no que realmente será necessário.

Um erro muito comum entre os empreendedores nesta hora é quando o empreendedor não percebe que a empresa está no vermelho e coloca a prioridade como o aumento de receita através de um investimento auto, porém o que deveria fazer seria pisar no freio e focar em tirar a empresa do vermelho.

7. Trace as estratégias

As estratégias serão excelentes para garantir que o planejamento seja executado com maestria.  Sem elas qualquer problema que ocorra no meio do caminho o empreendedor não terá um plano B ou C e isso poderá jogar todo o planejamento por água abaixo.

Uma ótima estratégia que poderá traçar para seu planejamento é a estratégia de vendas para 2020. Temos um ótimo artigo sobre estratégia de vendas confira:

Com estratégia, por exemplo, você poderá: 

  • Consegui prever cenários baseando-se em análises profundas de mercado;
  • Realizar ações para driblar a concorrência;
  • Identificar pontos fortes e fracos da equipe de vendas. 

Além da estratégia de vendas, pode-se também traçar a estratégia de marketing.

Com as duas alinhadas seu planejamento para 2020 poderá impactar positivamente no seu orçamento e consequentemente no crescimento da empresa.

8. Use um bom sistema de Gestão Empresarial

E por último, mas não menos importante, é ter como ferramenta para toda essa preparação para 2020 um bom sistema de gestão empresarial que irá te ajudar a se preparar para chegada do novo ano.

Esses sistemas irão te dar produtividade e você ganhará tempo para pensar no seu negócio de uma forma mais assertiva.

A Eagle Tecnologia fornece o Eagle Gestão, um sistema de gestão empresarial completo que poderá te ajudar e por em prática todos os passos anteriores para que você consiga criar um planejamento eficiente e ficar muito bem preparado para 2020. Confira abaixo os benefícios de se utilizar o Eagle Gestão: 

  • Controle de fluxo de caixa
  • Controle de estoque
  • Controle de vendas
  • Controle de clientes inadimplentes
  • Emissão de documentos fiscais eletrônicos
  • Controle de devoluções de compras e vendas
  • Controle de contas a pagar e a receber, entre muitos outros. 

Para conhecer melhor nosso sistema de gestão empresarial visite nosso site:

Ufa, chegamos ao final.

Espero que tenha entendido que esses passos, se aplicados corretamente, farão com que seu 2020 seja repleto de resultados incríveis para que chegue ao final do ano com a sensação de dever comprido e com 100% de aproveitamento de seu planejamento.

E ai o que achou desses passos para se preparar para 2020? Comente abaixo, nos conte suas impressões e comece já a aplicar.