fbpx
Principais tipos de comissões para equipes e vendedores

O que você faria para motivar seus vendedores e cultivar o sentimento de dono trazendo, como consequência, novos clientes e aumentando suas vendas? Uma boa estratégia, muito utilizada no Brasil, são as Comissões sobre vendas.

O que é Comissão?

Comissão é uma forma de bonificar/recompensar seus vendedores conforme os resultados das vendas que eles apresentaram. Normalmente essa comissão é um percentual calculado com base no valor das vendas realizadas e repassada ao vendedor.

Quanto você pagaria para encher o seu bolso?” - Hugo Rocha

O questionamento de Hugo Rocha pode ser, na verdade, uma ótima definição para comissão sobre vendas.

A comissão de vendas é uma estratégia, acordada com seus vendedores, para aumentar o desempenho da sua empresa.

Por que bonificar sua equipe?

Um dos setores fundamentais para qualquer negócio é o setor de vendas. E nesse setor pagar mais significa mais lucro.

Um funcionário bem recompensado tem um melhor desempenho e mais comprometimento nos cumprimentos das metas próprias e da empresa. Assim, gerando mais vendas, trazendo mais clientes e fidelizando-os.

Não podemos deixar de falar, também, na retenção de talentos. Você não vai perder fácil um funcionário satisfeito. Por esses motivos, uma boa estratégia de comissão traçada de acordo com suas metas e com o perfil de seus funcionários, só tem a trazer benefícios ao seu negócio.

Uma sugestão na hora da escolha de uma estratégia de comissão é testar. Você pode alterar o método de como você calcula ou até mesmo o tipo de recompensa que você irá repassar a seus vendedores de acordo com seus resultados e com o feedback recebido.

Quais os tipos de comissão?

Existem várias formas com as quais você pode recompensar seus vendedores. Sua escolha depende do seu formato de negócio, de suas metas e também do que motiva seu colaborador.

Algumas pessoas são motivadas por demonstração de reconhecimento, por viagens, por prêmios ou por dinheiro. No final, você deve escolher o plano que acredita satisfazer mais seus funcionários e, com isso, sua empresa.

A seguir serão  apresentados três tipos de comissões que retornam dinheiro ao vendedor de acordo com seu desempenho.

Comissão sobre produto/serviço

Na comissão sobre produtos/serviço cada produto ou serviço possui um percentual diferente de comissão. Assim, o vendedor receberá o percentual especificado sobre o preço do produto que vender.

Ou seja, se você possui uma loja de roupas e estabelecer que a comissão sobre calças jeans é de 5% e sobre blusas é de 10%, quando seu vendedor realizar uma venda de calças jeans irá receber 5% sobre o valor das calças vendidas e quando realizar venda de blusas receberá 10% sobre o valor das blusas.

Nesse exemplo você pode perceber que, provavelmente, seus vendedores se empenharão mais em vender blusas do que calças. Por isso é importante que sua escolha de tipo e forma de comissão corresponda aos objetivos da empresa.

Comissão sobre Meio de Pagamento

Na comissão por meio de pagamento você pode definir uma porcentagem diferente para repassar ao seu vendedor segundo o meio de pagamento utilizado na venda.

Por exemplo, você pode estabelecer que a comissão do meio de pagamento PIX é de 5% enquanto a comissão sobre vendas realizadas em dinheiro é de 7%. Assim, quando seu vendedor realizar vendas em PIX irá receber 5% sobre o valor da venda e para as vendas pagas em dinheiro irá receber 7% sobre seu valor.

Comissão sobre Vendedor

Na comissão sobre vendedor você define uma porcentagem diferente sobre vendas para cada vendedor.

Geralmente esse tipo de comissão é utilizado quando, na sua empresa, os vendedores são responsáveis por grupos de produtos diferentes e existem dificuldades distintas em se vender os produtos destes grupos.

Dessa forma, os vendedores que pertencem ao grupo com dificuldade maior têm uma porcentagem maior sobre o valor das vendas.  

E na hora de calcular a comissão? Quanto repassar aos vendedores?

Nesse artigo você verificou que a comissão sobre vendas é uma estratégia para aumento de vendas e para adquirir novos clientes e que, recompensar seus funcionários de maneira adequada é benéfico à sua empresa. Você também obteve conhecimento sobre três tipos diferentes de comissão.

A comissão sobre produtos/serviços, determinada pelo produto/serviço vendido. A comissão sobre meio de pagamento determinada segundo o meio de pagamento utilizado na venda e a comissão sobre vendedor que é diferente para categorias/grupos diferentes de vendedores. 

E para te auxiliar no cálculo do valor de repasse para cada colaborador, nosso software, Eagle Gestão, possui relatórios que geram os valores da comissão por período e por vendedor. Com nosso software você tem a opção de configurar o percentual de comissão para cada vendedor, para serviços e produtos e para meios de pagamento.