fbpx
Como fazer o controle das contas a pagar e receber?

É fato que não é simples fazer o gerenciamento financeiro de uma empresa. Quando falamos de contas a pagar e receber é fundamental ter um acompanhamento e equilíbrio entre estas para evitar problemas futuros.

Neste artigo iremos abordar sobre como gerenciar as contas a pagar e a receber de sua empresa, um assunto muito importante para a sua saúde financeira.

Ponto muito essencial para facilitar a gestão e manutenção da organização, o que deixará mais claro seu modo de trabalhar e de identificar suas necessidades.

O que é Contas a Pagar?

Contas a pagar é tudo aquilo que a empresa precisa pagar, como seus fornecedores de produtos e/ou serviços, colaboradores, impostos, gastos/despesas com materiais de manutenção, escritório, terceirizados, entre outros, ou seja , valores que é preciso sair de suas contas  para manter seu negócio.

O que é Contas a Receber?

Contas a receber é todo valor que vai entrar na empresa proveniente da venda de produto e/ou serviço oferecido pela empresa. São as receitas/valores que entram em caixa.

Como controlar as contas a pagar

Para pagar o que precisa a seus fornecedores, é importante ter em mente datas de vencimentos. É imprescindível a organização e planejamento para ter valor em dia para cobrir estas despesas. Para isso, é necessário então haver um controle financeiro. 

As contas a receber sempre devem ser superiores que as contas a pagar. Isso levará a empresa a ter um saldo positivo, não colocando em risco o pagamento a seus fornecedores dentro do prazo.

Pagar fornecedores fora do prazo, pode causar além de desequilíbrio, grandes dores de cabeça aos gestores, causando sérias consequências a empresa e até mesmo aos sócios. Por isso é importante manter suas despesas sempre sob controle. 

Ter sempre em mãos datas de vencimentos de suas despesas e de recebimentos de suas receitas com agilidade, facilita identificar o que precisa ser pago, evitando atrasos. 

Outro ponto importante, não misture despesas pessoais com despesas da empresa, isso impactará na hora de realizar os pagamentos.

Como controlar as contas a receber

Seja organizado! É muito importante estar ciente do total que tem a receber de seus clientes em cada período e as formas de pagamento de cada um. 

Você precisa saber também as datas de pagamentos de seus clientes, quais são os clientes que pagam adiantado, os que pagam em dia e os que atrasam os pagamentos. 

É importante identificá-los, pois precisará saber lidar com os que mais atrasam, e procurar formas eficientes de realizar a cobrança. 

Facilite a cobrança, ela é algo primordial para evitar atrasos e a temida inadimplência. É necessário haver uma rotina de cobrança , e que seja realizada diariamente se possível, para que haja tempo de recuperar valores não recebidos dentro do menor período possível, e até mesmo evitar o não recebimento.

A gestão financeira é imprescindível para o funcionamento de sua empresa. É uma tarefa que requer cuidados, não ficando simplesmente no comprar ,vender e pagar. 

É necessário levar em consideração vários fatores que irão influenciar nos resultados finais e tomadas de decisões realizadas. 

Venha conferir em nosso artigo: 10 segredos para implantar uma gestão financeira empresarial mais poderosa.

Você vai se surpreender!!!

Como a Eagle apoia seus clientes no gerenciamento das contas a pagar e a receber.

A Eagle Tecnologia oferece um sistema de gestão para sua empresa de alta performance, que irá  lhe auxiliar no gerenciamento de contas a pagar, a receber e muito mais! 

Através de um sistema simples e fácil de trabalhar, dentro de todas as exigências obrigatórias. Uma solução para alavancar o seu negócio de maneira descomplicada , e com profissionais de alta performance para lhe ajudar no momento em que precisar. 

Através do sistema Eagle Gestão você terá as informações necessárias para gerir de sua empresa como: contas a receber, contas a pagar, conseguirá realizar conciliações bancárias, fluxo de caixa, fechamento de caixa, gestão fiscal e muito mais! 

Temos também o Eagle Analytics, um aplicativo para acompanhamento  de informações , que terá em seu smartphone, e de qualquer lugar terá acesso a relatórios de sua empresa. Venha conferir o sistema que irá lhe ajudar a ir cada vez mais longe!

 

O controle de contas a pagar e receber da sua empresa é muito importante,  fundamental para a empresa. Feito de maneira correta gera resultados incríveis para seu negócio. Se realizado de forma consciente e eficiente, obtém-se resultados positivos. 

Contudo, pode se tornar  algo difícil de fazer caso não haja um gerenciamento eficaz das informações . Atrasos, prazos de pagamento diferentes e sistemas de gerenciamento pouco eficientes podem tornar o processo extremamente complicado. 

O bom controle de contas pode ser a diferença entre um caixa positivo e finanças em desordem, resultando em sucesso ou fracasso no controle gerencial de sua organização. 

Então procure fazer  um controle de gestão financeira através de sistema informatizado, confiável, com informações simples de se entender e se manusear, isso será fundamental para o crescimento de sua organização.