fbpx
A importância de um Gerenciador de Documentos Fiscais na sua empresa

A cada dia que passa, estamos mais e mais imersos na tecnologia que, vem crescendo e atualizando a todo vapor em nossa sociedade.

Como você sabe, a cada novo lançamento de algum aplicativo ou até mesmo de um novo aparelho celular, ficamos loucos para adquirir e ficar logo por dentro da novidade. Certo?

Estes grandes avanços tecnológicos que vêm ocorrendo, fazem com que as empresas também se adéquem a este novo mercado, e com isso surgem os softwares de gerenciamentos que ajudam os empresários a facilitar e agilizar suas tarefas diárias.

Ao utilizar softwares na gestão de sua empresa, você garante muito mais segurança, gerenciamento e confiabilidade dos dados. Vale ressaltar também, que eles são grandes aliados e te ajudam na tarefa de gerenciar seus documentos fiscais.

Você sabe o que é um gerenciador de documentos fiscais?

Gestão de documentos fiscais ou gerenciador de documentos fiscais é um software onde você consegue gerenciar as entradas e saídas de notas fiscais da sua empresa de uma forma mais rápida e intuitiva, visando facilitar a sua busca por estes documentos.

Com estes softwares, você consegue monitorar a todo momento e saber quais documentos estão sendo emitidos para o seu CNPJ, além de poder contar com a guarda destes documentos fiscais que aliás, é de grande importância e que devemos dar sempre grande atenção a este ponto.

Basicamente, todos os documentos fiscais devem ser guardados por no mínimo 5 anos, pois de acordo com a legislação, o fisco pode solicitar a qualquer momento neste período estes documentos e caso os mesmos não sejam apresentados a empresa pode ser autuada e penalizada.

Por este motivo, as empresas devem sempre ficar atentas. Não é porque tenho um sistema de gestão em minha empresa, que isso vai garantir que todos estes documentos estão salvos, pois não é de responsabilidade da empresa que fornece o software a guarda destes documentos e sim de sua responsabilidade.

Guarda de documentos fiscais. Quais os aspectos importantes?

Quando falamos em guarda de documentos ficais, sempre passa a mesma dúvida em nossa cabeça: quais os documentos que devem ser guardados pela empresa?

Se você é uma dessas pessoas não se preocupe que irei lista alguns deles aqui para vocês.

  • Notas fiscais
  • Recibos
  • Livros fiscais
  • Imposto de renda
  • Guias de impostos pagos (PIS, COFINS, ICMS)
  • XML

Como monitorar as emissões de documentos fiscais contra meu CNPJ e como a Eagle apoia seus clientes nesta gestão?

E é por esse motivo que existem hoje no mercado várias ferramentas que nos auxiliam nesta tarefa de gerenciamento e da guarda destes documentos fiscais, de forma online sem todo aquele acúmulo de poeira e de papel.

Além disso, existem vantagens de poder contar com este recurso em nuvem como: a grande facilidade desses dados por você e pela sua contabilidade, menos gasto com papel, mais agilidade e organização destes documentos pelo período recomendado pelo fisco.

Conte com a Eagle para agilizar todo o processo da guarda destes documentos fiscais na sua empresa. Oferecemos um recurso online totalmente integrado com nosso sistema de gestão para te auxiliar nesta tarefa.

Nota Segura te auxilia em todo o processo de guarda dos documentos fiscais (NF-e, NFC-e e CT-e), delivery fiscal e também da Escrituração Fiscal.

Ficou curioso? Conheça mais sobre o Nota Segura.

A adequada gestão dos documentos fiscais é atividade de grande relevância não somente por permitir o controle fiscal da sua empresa, mas também por possibilitar que se tenha uma visão abrangente da situação econômica empresarial, o que auxilia o gestor na tomada de decisões, consequentemente uma empresa organizada vai além de um simples gerenciamento e quando conseguimos aplicar isso de uma forma mais automatizada vemos todos os efeitos positivos que são gerados.

Guia Prático - Tudo que você precisa saber para começar emitir NF-e
Baixe agora nosso guia e descomplique a emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Conheça nosso Sistema de Gestão Empresarial

Conte com um sistema totalmente adaptável as necessidades de seu empreendimento. E tenha em mãos o controle operacional e fiscal da sua empresa através de um sistema atualizado.

Conheça nosso Sistema de Gestão Empresarial