fbpx
Gestão Fiscal: Como fechar o ano fiscal com chave de ouro

Você sabe o que é Ano Fiscal e como preparar sua empresa para fazê-lo? O fechamento do ano fiscal é o momento perfeito para fechar com chave de ouro mais um ano. Por isso, neste post você verá o que é necessário para fazer a demonstração fiscal de sua empresa e finalizar o ano sem complicações fiscais para iniciar 2020 com o pé direito. Boa leitura!

O conceito de ano fiscal é comum em vários países, embora o período possa variar de acordo com lei estabelecida para cada nação.

Ao contrário de outros países o Brasil obriga todas as empresas e corporações a ter seus relatórios financeiros fechados no período normal do calendário, isto é, do dia 1º de Janeiro ao dia 31 de Dezembro.

No Brasil, para fins fiscais (cobrança de impostos), o governo leva em conta o ano normal entre Jan-Dez, apurando o valor devido de impostos ao fim desse período. Já em outros países é comum termos datas diferentes, tais como:

  • Japão: Março – Março
  • Índia: Março – Março
  • EUA: Os EUA possuem algumas empresas com anos fiscais diferentes:
  • Microsoft: Julho-Julho
  • Oracle: Maio-Maio

Diante deste cenário irei a partir de agora dar mais detalhes sobre este assunto e você entenderá todos os aspectos para conseguir fechar o ano fiscal da sua empresa sem dificuldade.

O que é o Ano Fiscal?

Didaticamente, ano fiscal pode ser conhecido como o período em que são contabilizadas as contas de uma entidade pública ou privada, não necessariamente coincidindo com o ano-calendário.

“Daí você me pergunta, esse ano fiscal sempre tem doze meses?”

Sim, caro Leitor! Os anos, também conhecidos como exercícios fiscais, são blocos de 12 meses de registros contábeis. No entanto esses doze meses podem ser lidos de duas maneiras, baseados no número de dias definidos para eles:

  • Ano civil: 365 ou 366 dias
  • Ano comercial: 360 dias, considera que todos os meses possuem 30 dias.

Para saber em qual a sua empresa melhor se encaixa basta observar o ramo de negócio.

Geralmente indústrias e prestadores de serviços se encaixam no ano civil, já empresas de comércio como lojas de roupas, farmácias e lojas de produtos naturais se encaixam melhor no ano comercial.

O ano fiscal é, em geral, dividido pelas empresas em trimestres. Essa divisão é recomendada para computar as oscilações de desempenho, fluxo de pagamentos, cumprimento de obrigações e entre outros a fim de demonstrar para acionistas, consumidores e concorrência como foi financeiramente o trimestre.

Dirigentes bem sucedidos acompanham de perto o crescimento e desempenho de suas marcas. Os relatórios trimestrais trazem uma previsão de metas para o próximo trimestre, que podem ser alcançadas ou não.

Como organizar suas finanças para o Fechamento do Ano Fiscal?

Agora que você já sabe o que é um ano fiscal, está pronto para aprender a organizar, controlar suas finanças e contabilidade para manter sua empresa em dia com as determinações legais.

Por isso, reunimos algumas dicas infalíveis que, com certeza, ajudarão você a enfrentar esse desafio e conquistar uma empresa sólida, organizada e rentável. Acompanhe!

Organize sua Escrituração Fiscal

Para conseguir fechar o ano fiscal de maneira exemplar o primeiro passo é organizar a sua escrituração fiscal.

Muitas empresas descuidam-se dessa premissa, especialmente aquelas pequenas que são geridas pelo próprio empreendedor, e acabam se complicando no final do ano.

Para organizar sua escrituração fiscal tome providências como:

  • Observar com exatidão entre os valores debitados e creditados;
  • Conhecer o saldo bancário;
  • Observe se o seu negócio está cumprindo com a legislação tributária.

Através de relatórios contábeis é possível conhecer a situação da empresa, o total de bens, direitos e obrigações bem como analisar o resultado do exercício.

Organize seus saldos e calcule o lucro

Tão importante quanto o passo anterior, organizar seus dados é essencial para avaliar seus resultado e programar novas estratégias.

Se não há organização e controle de saldos, o processo de fechamento anual acaba sendo desgastante, pois será necessário levantar todas as informações geradas no decorrer do ano fiscal de uma vez. Visto que informações podem se perder com o tempo esse processo torna-se ainda mais difícil e trabalhoso.

Para não cair em armadilhas como essa, comece estabelecendo cronogramas bem definidos, checklists de atividades essenciais para cada área, por exemplo, controle de estoque e levantamento de notas fiscais.

           

Organize suas notas fiscais

Uma das exigências para que uma empresa atue legalmente no país é a emissão de nota fiscal. Portanto, é imprescindível que você adote métodos eficazes para mantê-las sempre organizadas e prontas para serem consultadas.

Gerir de forma organizada as notas fiscais é uma forma prática de facilitar os trâmites legais e tê-las sempre em mãos, não apenas para cumprir as exigências fiscais, mas para manter a boa gestão do negócio.

Para que serve o fechamento do Ano Fiscal?

O fechamento trimestral ou mensal é uma forma simplificada e resumida de apresentar o desempenho e o crescimento da empresa aos sócios e acionistas. Essas informações são unificadas para integrar o fechamento do ano fiscal.

Além disso, essas informações serão utilizadas para fazer a escrita fiscal e principalmente apuração de impostos.

É importante lembrar que o Brasil conta com três formatos de tributação: Lucro Real, Lucro Presumido e Simples Nacional. Cada um deles tem suas peculiaridades e suas devidas obrigações acessórias.

O fechamento do ano fiscal contribui para ajudar o gestor a manter suas obrigações acessórias em dia, por meio de um controle centralizado das informações e da uniformização dos registros.

Fechamento do Ano Fiscal

No Brasil ao final do quarto trimestre, costuma-se proceder a divulgação de balanços patrimoniais e escriturações contábeis mais completas - DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), por exemplo - a fim de demonstrar o desempenho fiscal preciso da companhia. 

Você deve preparar suas contas para o próximo ano e fechar o ano fiscal atual. Os requisitos para este processo diferem com base nas leis e práticas contábeis do país/região em que sua organização está localizada.

Recomendamos que você consulte seus contadores ou auditores para garantir que as contas preenchem todos os requisitos legais.

O fechamento é realizado por uma equipe que se reúne para registrar contabilmente todas as entradas e saídas de recursos do período fiscal, analisar o que ocorreu durante o ano e planejar as metas que serão determinadas para o ano seguinte dentro do prazo estabelecido.

Perceba que o fechamento do ano fiscal eficiente e correto depende de uma boa gestão. Sempre! No nosso blog você encontra informações para te auxiliar a praticar uma boa gestão, acompanhe...

Leia o artigo Descomplicando a Gestão Fiscal e veja os benefícios, as vantagens e conheça as ferramentas que auxiliarão e muito numa gestão fiscal mais eficiente.

Guia Prático - Tudo que você precisa saber para começar emitir NF-e
Baixe agora nosso guia e descomplique a emissão de Nota Fiscal Eletrônica.

Conheça nosso Sistema de Gestão Empresarial

Conte com um sistema totalmente adaptável as necessidades de seu empreendimento. E tenha em mãos o controle operacional e fiscal da sua empresa através de um sistema atualizado.

Conheça nosso Sistema de Gestão Empresarial