fbpx
Saiba como acabar de vez com o excesso de estoque

Um excesso de estoque é resultado de um estoque sem controle, e se é essa a situação da sua empresa, então continue aqui, que você saberá como sair dessa e ter total controle gerencial de sua empresa.

Bom, os produtos estocados em sua empresa, precisam se transformar em “dinheiro”.

Se esse resultado não é alcançado e ao invés disso, aquela lata azul que fica nas prateleiras do corredor um, está perto da sua data de validade e não está nem perto de acabar, então SIM, você não tem, absolutamente, controle do seu estoque e talvez controle gerencial algum do seu estabelecimento.

Não ter controle de estoque é um dos fatores que implicam em prejuízos incalculáveis. Estas perdas pode ser causadas tanto pela falta da mercadoria em estoque, o que impossibilita a venda. Quanto pelo excesso de mercadorias.

O que é o excesso de estoque?

Nos dias atuais, empresários (as) vêm adotando modos para gerenciar sua empresa para manter uma organização, aumentar a lucratividade e claro, ficar em dia com as legislações.

Contudo, uma empresa sem controle gerencial, dificilmente terá um controle do que entra e do que sai, resultando assim em uma bagunça no próprio estoque.

Resultado dessa desordem é, um mesmo produto parado sofrendo por baixa liquidez, correndo risco de sofrer uma série de danos que pode prejudicar seu produto, resultando em perda.

Assim, podemos entender que o excesso de estoque refere-se a produtos que ficam por muito tempo estocados, acumulando grande quantidade e não tem rotatividade de vendas.

O que causa o excesso de estoque?

O excesso de estoque pode ser causado por diversos fatores que resultam na falta de controle de estoque. Citarei agora os principais descontroles que fazem seu estoque inchar de forma absurda.

E se sua empresa tem alguma das más práticas de controle de estoque que citarei aqui é bom abrir bem seus olhos para não perder de vez a ponta do iceberg e acabar levando sua empresa a falência.

Então sem mais delongas vamos aos fatos, citarei 3 dos principais causadores do excesso de estoque.

1º - Realizar compras sem planejamento:

Não realizar um estudo prévio das mercadorias que necessitam ser adquiridas resulta em compra em excesso de produtos o que traz risco de vencimento da validade dos produtos.

O risco de perder produto perecíveis é só um dos problemas que o excesso de estoque traz.

Temos também a questão de onde estocar as mercadorias. Maior complexidade para realizar o inventário físico da empresa, e o que é péssimo para qualquer empresa é que estoque acumulado é igual a capital de giro paralisado.

2° - Não realizar inventário periódico

O inventário é um processo fundamental para não aumentar o estoque das mercadorias.

Através dele você confere periodicamente como está seu estoque e não o realizar é assumir o risco de não detectar falhas operacionais no estoque.

Com isso você não teria controle do estoque físico de sua empresa e com isso a chance de realizar compras desnecessárias é enorme.

Sem a conferência periódica, perde-se a chance de encontrar possíveis falhas operacionais. Não há como deixar de verificar as divergências entre o estoque no sistema e a quantidade presente no estoque físico da sua loja.

3° - Registro inconsistentes de movimentações de compra e venda

Não registrar todas as movimentações de compra e venda com certeza fará seu estoque ficar excessivo. Isto porque estas são etapas primordiais para que você controle seu estoque.

Se você não registrar corretamente o quanto de mercadoria está comprando, não saberá quanto compra. Logo vai adquirir mercadorias no “achômetro”.

E se você não registra suas vendas jamais saberá quais são os produtos que tem maior movimentações, ou seja, que efetivamente foram vendidos. Assim, você não terá informações realistas para adquirir novas mercadorias, logo, fará compras de maneira desnecessária e causará rupturas no estoque

O estoque é o resultado de movimentações de compras e vendas e deixar de registrá-las causará uma falha nessa área e, consequentemente, prejuízos para o seu negócio.

Controle e Planejamento de estoque: Cuidados para evitar o excesso de estoque

Para evitar o excesso de estoque você precisa ter controle de estoque e para isso você deve ter um bom planejamento de estoque, inventariar seu estoque periodicamente e registrar todas as movimentações de entradas e saídas.

Você pode realizar controle do seu estoque de diversas maneiras, desde o caderninho até Sistema de Gestão Empresarial.

Claro, que preferimos e recomendamos a contratação de um sistema de gestão empresarial avançado, para que o controle seja exato, mas é super compreensível, caso você ainda não esteja pronto para se adaptar à novas tecnologias. Independente, é viável entender e praticar a gestão do seu estoque.

Dicas infalíveis para eliminar o excesso de estoque:

  • Promova integração entre os setores da empresa

Se você tem uma equipe responsável pelos setores de sua empresa, então faça-os manter contato frequentemente.

Quando os setores, como, por exemplo, marketing e compras conversam, consequentemente, o setor de compras acompanhará a tendência atual do mercado.

Se o setor de compra e o setor de estoque, conversarem em seguida, consequentemente, será comprado aquilo que for necessário e na quantidade adequada, para atender a atualidade e não gerar desperdício e prejuízos, resultando em um estoque diversificado e com giro de capital.

  • Evite perda de mercadoria

Nesse tópico, você vai entender, como é importante o controle da sua empresa: se os setores do seu estabelecimento se comunicam, como exemplificado acima, então a perda de mercadoria por sazonalidade é evitada.           

Se sua empresa, é forte no segmento de moda, então você sabe bem o que estamos te falando.

Verão, sol, todo mundo procura sua loja para comprar lindos biquínis e saídas de praia, mas quando o inverno chegar, se você não obtiver um controle de compras, os biquínis ficarão estocados e aí você tem a opção de liquidá-los.

Apesar de ser interessante para o seu cliente, para você, não passará de uma tentativa de o prejuízo ser ainda maior.

Portanto, é necessário, antes de comprar uma mercadoria, fazer uma pesquisa no mercado, pois o mercado atual é altamente volátil. E por compras em grandes quantidades, sem pesquisa do mercado, você terá perdas, por validade, épocas ou até mesmo por danos devido ao tempo que ficam no estoque.

  • Automatize o controle de estoque

Ok! Nós falamos acima, que entendemos caso você prefira o antigo e tradicional caderninho de anotações, mas hoje em dia, um empresário que deseja lucratividade, giro dos produtos e assim expandir seu negócio, talvez deixando para o tataraneto, tem certa dificuldade em documentar tudo em cadernos e folhas de anotações.

Por isso, realizar a contagem de um grande estoque, analisar o que sai e o que entra por meios de sistemas de gestão empresarial, poupa tempo, trabalho e custos para você e sua empresa. Além disso, seus resultados serão mais confiáveis logo o controle será ainda maior.

  • Realize inventário do estoque físico constantemente

Um inventário de uma empresa é responsável por fornecer informações quanto o tamanho do seu estoque, a quantidade, preços de custo, entre outras informações, mas para isso é necessário manter uma rotina da realização dos inventários.

Deu para notar, que não é algo muito simples e devido a isso, os inventários não são feitos com tanta frequência, geralmente gerado ano a ano. Mas este período vai de acordo com sua necessidade, quanto maior for seu estoque é indicado que maior seja o número de inventário realizados.

Inventário fiscal de produtos: Todos os fatos que você precisa saber

Embora, muitos administradores têm dificuldades para obter todas as informações e seguir os passos acima, por falta de relatórios gerenciais, gestão minuciosa, os sistemas de gestão empresariais, hoje em dia, auxiliam em todos os âmbitos empresarias, principalmente no controle de estoque.

Dessa maneira, traz para você, gestor, mais tempo e mais informações que o auxilia na elaboração de estratégias evitando prejuízos e desperdícios, e mais consciência dos fatores que possam impactar nas vendas antes de superlotar seu estoque.

Entendeu quais são as consequências do estoque sem giro e no que pode resultar?

Se quiser saber mais e entender como evitar qualquer falha no seu estoque e descubrir como ter um controle excepcional do seu estoque leia também: