fbpx
A importância de ter um estoque organizado

Ter um controle de estoque é essencial para qualquer tipo de empresa, seja ela pequena ou grande. Mas, você sabe qual é a importância de ter um estoque organizado? Você sabe como organizar o estoque da sua empresa?

Se a sua resposta for não, continue lendo este artigo que vamos te dar várias dicas de como manter o seu estoque organizado.

Para ter controle de estoque é necessário que estoque esteja organizado. Sem uma organização é impossível gerenciar o estoque de sua empresa.

E  para que essa organização seja ainda mais fácil existem ferramentas que te auxiliam nessa tarefa, seja ela um pouco mais completa como um Sistema de Gestão de Empresarial ou até mesmo com uma simples planilha.

Mas antes de colocar a mão na massa, é preciso entender alguns pontos chaves para que você consiga fazer um controle de estoque efetivo.

Então vamos começar do começo.

O que é Controle de Estoque?

O controle de estoque envolve o planejamento, organização e controle do fluxo de materiais de uma empresa. Ou seja, refere-se a movimentação e o armazenamento de matérias-primas, produtos (acabados ou inacabados), ferramentas e equipamentos.

Então podemos dizer que o Controle de Estoque ou a Gestão de Estoque nada mais é que o controle de entradas e saídas de mercadorias da sua empresa. Dessa forma você consegue ter um controle de o tipo de mercadorias que tem mais saídas para uma compra futura, verificar quais os produtos são sazonais e até mesmo quais produtos não devem ser mais adquiridos.

O que causa a desorganização do estoque?

Muitas pessoas acham que a falta de controle de estoque está ligada apenas com a bagunça dos depósitos, mas é aí que se enganam.

A falta do controle de estoque pode ser ocasionada por vários fatores como por exemplo:

  • Compra de mercadorias em excesso
  • Falta de conferência da entrada das mercadorias
  • Armazenamento inadequado
  • Falta de cadastro de mercadorias em grupos e subgrupos(genéricos)
  • Cadastramento sem a descrição
  • Cadastramento inadequado das mercadorias
  • Registro de Movimentação de Entrada e Saída
  • Perda de mercadorias

Essas são as causas mais típicas que causam a desorganização do estoque da empresa e a falta do controle, onde começam os problemas e até mesmo prejuízos.

Quais os benefícios de ter um estoque organizado?

Nos últimos anos o aumento do uso da tecnologia vem crescendo gradativamente, e a cada dia surgem meios mais tecnológicos que se tornam aliados na gestão da sua empresa.

Por isso um Sistema de Gestão Empresarial é essencial para que a sua empresa tenha uma vida mais saudável, otimizando tempo e processos.

Um Sistema de Gestão Empresarial vai te auxiliar a ter um controle mais amplo, fácil, e seguro das suas mercadorias.

Não deixe de conhecer o nosso sistema e tenha muito mais praticidade.

O Sistema de Gestão Empresarial te auxilia em várias coisas que possibilitam o controle de estoque e consequentemente você evitará despesas desnecessárias.

Vamos então aos principais benefícios que o controle de estoque traz para sua empresa:

  • Evita perda de mercadorias
  • Otimização no tempo de procura de uma mercadoria
  • Reposição apenas dos produtos que estão em falta
  • Ajuda a você a ter uma visão mais ampla de produtos que estão parados
  • Controle de quantidade mínima no estoque
  • Evita a venda de mercadorias com estoque negativo
  • Gera relatórios de estoque confiáveis

Quando se tem uma Gestão de Estoque organizada, a saúde da sua empresa melhora, as suas vendas fluem com mais facilidade e todos os processos de organização ficam mais eficientes.

É importante ressalvar também que quando a sua empresa fecha o ano com o estoque organizado é sinal de que a saúde organizacional para o próximo ano será muito mais ágil e eficaz, mas vale lembrar que não devemos nunca descuidar do estoque da sua empresa.

Tente pelo menos uma vez ao mês verificar como anda as saídas e entradas de mercadorias e sempre tente evitar a desorganização, pois só assim você irá conseguir ver a real mudança acontecer.

Então mãos a obra. Vá agora mesmo organizar o estoque de sua empresa para ter resultados incríveis!!!