fbpx
Como controlar a perda de produtos no seu estoque

A falta de controle do estoque maximiza a perda de produtos e aumenta os riscos aos quais toda empresa está exposta. Há vários fatores que podem comprometer os lucros e a sobrevivência das empresa, com certeza o má gestão do estoque é uma delas. Veja como controlar suas perdas, evitar desperdícios e alavancar seus resultados.

Um dos principais objetivos de quem trabalha com produtos é tê-los sempre à disposição para evitar que um cliente seja surpreendido com a falta de um item em estoque. Assim como é muito importante ter os produtos no momento da venda, é importante também ter o controle das perdas para otimizar os processos da empresa e alcançar bons resultados financeiros.

O que é perda de produtos?

A perda de produtos acontece toda vez que há divergências entre relatórios de inventário ou outros relatórios gerenciais com as quantidades físicas. Mesmo se tratando de pequenas e médias empresas, a gestão do estoque é muito importante para equilibrar a oferta de produtos e fatores que levam ao prejuízo.

Quais os tipos de perda de produtos?

Listamos abaixo as principais situações que podem levar a perda de produtos no seu estoque. Fique atento e verifique quais delas acontecem em sua empresa:

Podemos dividir as perdas em dois grandes grupos, as identificadas e as não identificadas.

Perdas Percebidas são as que operacionais que ocorrem por erros em processos na rotina da empresa. São elas:

  • Avarias: Problema muito comum no processo de transporte e armazenamento dos produtos, as avarias são os danos parciais ou totais dos itens.
  • Produto vencido: quando o estoquistas e repositores ignoram estoques já existentes e colocam a venda produtos mais novos. Ou não percebem o curto prazo de validade para ações de promoções
  • Deterioração dos perecíveis: são produtos que precisam de um controle minucioso pois a qualidade do produto é muito vulnerável a diversos fatores.

Outro grupo são das Perdas Não Percebidas, pois trata-se de danos ao estoque que não podem ser previstos. São eles:

  • Furtos: Por incrível que pareça, um dos maiores motivos de perdas de estoque são os furtos. O furto pode acontecer por um colaborador ou por terceiros.
  • Falhar gerenciais: Como já foi dito acima, a gestão de estoque é de suma importância para a saúde da sua empresa. Erros que passam despercebidos, falta de relatórios ou relatórios inconsistentes, um gerenciamento desleixado podem causar muitas perdas.
  • Falhas operacionais: São as falhas dos processos que envolvem a movimentação dos produtos. São ocasionadas pelos produtos vendidos de forma errada, trocas e devoluções mal feitas, entre outros.

Como controlar a perda de produtos?

Prevenção e redução de perdas devem fazer parte de um processo constante dentro das empresas. Ferramentas que minimizem a incidências das perdas devem ser utilizadas.

Veja abaixo algumas formas de controlar a perda de produtos em sua empresa:

Treinamento de colaboradores

Antes de aplicar qualquer ação, é muito importante que todos dentro da empresa estejam alinhados para que haja alcance de resultados. O treinamento da sua equipe é indispensável para o controle de perdas. Mostre aos colaboradores as vantagens da gestão de estoque e como todo mundo sai ganhando quando os prejuízos são minimizados.

Utilize um bom sistema de gestão

Não tem como ver a empresa como uma parte isolada, o bom gestor tem visão holística e entende que o ideal é buscar a harmonia das partes. Um bom sistema de gestão possibilita a empresa ter o controle não somente sobre o estoque, mas sobre as demais áreas. O sistema de gestão, se bem alimentado, fornecerá dados precisos, muito úteis para um gerenciamento eficiente.

Realize inventários

Um dos principais métodos para acompanhar seu estoque é a realização de inventário. É com ele que você terá base para tomar decisões, e implementar a melhor forma de gestão de estoque de acordo seu modelo de negócio.

A gestão de estoque é um tema complexo, amplo e fundamental para o sucesso da sua empresa. Mas não se preocupe, estamos aqui para te ajudar! Quer saber mais sobre como gerir seu estoque? Acesse aqui e saiba tudo sobre gestão de estoque:

Estoque é DINHEIRO! Você, como o bom gestor sabe que a gestão de estoque está diretamente relacionada ao sucesso da sua empresa.

Agora que você já identificou os tipos de perdas de produtos e alguns métodos para minimiza-la, faça um levantamento em sua empresa e identifique pontos de melhoria na gestão de perdas.