fbpx
Como controlar a validade dos produtos com foco na lucratividade

Lucratividade é algo sempre presente na cabeça dos gestores, mas você sabia que controlar a validade dos produtos tem impacto direto e não fazer esse controle pode reduzi-la? Se você não estava ciente disso, esse artigo vai te ajudar a entender melhor a relação entre controle da validade dos produtos e a lucratividade e até mesmo formas de realizar esse controle. Vamfos lá, não perca essa oportunidade!

Antes de focar em atingi-la vamos esclarecer melhor o que é lucratividade. Ela representa o lucro obtido com os produtos vendidos em relação à receita total. Então é por meio dela que sabemos se as suas vendas são suficientes para pagar sua operação e ainda gerar lucro.

Pois bem, pensando nesse conceito chegamos perto de entender o porquê controlar a validade dos produtos pode impactar na lucratividade. Uma vez que um produto vence nas prateleiras ou no estoque perde-se a oportunidade de vendê-lo causando prejuízo pois restará à empresa apenas o custo gerado na compra da mercadoria.

Controlar a validade dos produtos que a sua empresa trabalha é essencial para evitar perdas e outros problemas. E se os seus produtos são altamente perecíveis a vigilância deve ser redobrada.

Diante de tudo isso, para que sua empresa não reduza sua lucratividade vamos saber como realizar o controle de validade.

Entendendo a validade de produtos

A validade de um produto é determinada pelo prazo de validade, indica até quando um produto mantém boas condições de consumo, passado esse prazo é inviável que o produto seja consumido e consequentemente comercializado.

Essa margem de segurança varia conforme o produto, variando de anos até dias. Por exemplo, alguns produtos alimentícios são altamente perecíveis e não chegam a ter um ano de validade, como ovos, frutas e verduras, enquanto produtos do ramo de vestuário, calçados e peças podem chegar até 5 anos ou não ter obrigatoriamente uma data de validade definida.

Há empresas que trabalham com produtos não perecíveis ou com validade extensa que não possuem a preocupação de ter o controle de validade, porém existem outras como supermercados, padarias que trabalham produtos com prazos de validade bem variados e é onde mora o perigo.

Quando se trabalha com produtos perecíveis, ter um controle de validade é imprescindível para não perder lucratividade.

E nesses casos como fazer esse controle? Daremos algumas dicas a seguir para que não se perca nesse desafio.

Dicas para controlar a validade de produtos

Agora que já sabe a importância de controlar a validade dos produtos a seguir estão algumas dicas preciosas de como fazer esse controle.

Gestão de estoque

Por meio da gestão de estoque é possível evitar o acúmulo de mercadorias em estoque evitando assim, que a mercadoria fique muito tempo parada podendo ultrapassar o prazo de validade e impedir a venda.

Gerir o estoque é peça chave para a empresa e vai além de controlar o fluxo de mercadoria, pois está diretamente ligada a saúde financeira da empresa. Se você quer se aprofundar nesse assunto não deixe de ler o nosso artigo: Gestão de Estoque: tudo que você precisa saber para ter um controle de estoque sem falhas.

Inventariar o estoque com levantamento da data de validade dos produtos

Essa ação fornecerá a informação de quantos itens estão próximos a vencer e qual a data de vencimento.

Métodos e estratégias de organização e escoamento de mercadorias

Relacionado a gestão de estoque e controle de validade ao mesmo tempo temos alguns métodos e estratégias que se mostram bem eficientes para evitar perdas por vencimentos. Um dos mais efetivos nesse quesito é o FEFO (First Expire – First Out, ou seja, “o primeiro que vence é o primeiro que sai”). Esse método consiste em organizar os produtos de forma que o que tem a data de vencimento mais próxima seja vendido primeiro garantindo assim que os produtos permaneçam à venda no tempo certo.

Programa de redução de perdas

Para evitar perdas é preciso que todos na empresa estejam envolvidos para alcançar esse objetivo. Instituir um programa de redução de perdas com ações como estabelecer um percentual como meta, contendo premiações ao atingir a mesma, definir comissão para venda de pré-vencidos pode estimular toda a equipe nessa missão.

Promoções

Realizar promoções chamativas ao consumidor é uma medida rápida para dar saída aos itens próximos ao vencimento, porém deve ser usada como uma das últimas alternativas pois apesar de que uma mercadoria vencida representar prejuízo muitas vezes o preço praticado tem uma margem de lucro reduzida, isso realizado com frequência irá afetar a lucratividade e não será saudável a empresa.

Sistema de Gestão empresarial

Por último mas talvez a mais importante de todas as dicas. Ter um Sistema de Gestão Eempresarial além trazer vários outros benefícios a empresa é capaz de facilitar a aplicação de todas as dicas anteriores combinadas. Além disso possibilita o controle de validade de forma descomplicada, nada de planilhas complexas para preencher, informação em tempo hábil e de fácil acesso.

Com um sistema de gestão o controle de validade deixará de ser um fardo e uma preocupação e assim o gestor poderá focar em outras questões que afetam a lucratividade da empresa.

Conheça nosso Sistema de Gestão e veja como podemos ajudar sua empresa

Como ter lucro controlando a validade dos produtos?

Quando um produto atinge a data de validade já não existem medidas para que não tenha prejuízo, por isso medidas preventivas são as melhores soluções.

Então, além de evitar prejuízos como ter lucro realizando o controle da validade?

Justo, você como gestor deve adotar ações para que a venda ocorra sem ter que reduzir a margem de lucro, para isso é preciso se antecipar para não ter que lutar contra o tempo.

Das dicas que passamos anteriormente a gestão de estoque, uso de métodos e estratégias de organização e escoamento de mercadorias aliados ao uso de um sistema de gestão podem trazer um melhor resultado para que os lucros se mantenham.

As promoções podem não serem bem vistas quando ter lucro está em questão, mas desde que os preços praticados sejam bem dosados ainda se pode ter lucro, mesmo que pouco, não podemos esquecer que antes ter pouco lucro do que ter prejuízo. 

As empresas estão suscetíveis a vários tipos de perdas, o que leva o gestor a ficar sempre atento para que seus lucros não escapem entre os dedos.    

Já deu pra perceber que sem o controle de validade a lucratividade da sua empresa estará comprometida não é mesmo? E não é o que queremos, então aproveite as dicas contidas nesse artigo e comece a realizar esse controle.