fbpx

O desconto é um velho conhecido dos comércios e é um tópico observado por basicamente todo mundo quando vai fazer uma compra. Mas e você que vai vender, sabe como funciona o método dos descontos, quando é viável dar um desconto?

Nesse artigo vamos falar sobre como dar desconto sem sofrer prejuízo na sua vendas e nos seus lucros.

O desconto que muitas vezes pode trazer o cliente para a sua empresa, também pode afastá-lo.

O desconto consiste na redução do preço de uma mercadoria ou serviço e é a base das promoções realizadas. Anunciar que um produto está com desconto chama a atenção do seu público-alvo fazendo com que o mesmo vá até seu estabelecimento ou acesse seu site para verificar essa redução de preço, podendo comprar o produto promovido e talvez outros dos seus produtos.

Você sabia que conceder desconto pode ser uma cilada?

Você não deve anunciar descontos porque todo mundo está oferecendo descontos, também não deve anunciar desconto o tempo todo, mais de uma vez na semana ou várias vezes no mês.

O cliente sabe que muitas vezes as empresas elevam seus preços e anunciam um desconto deixando seus preços na mesma margem de quando não estão com desconto. Isso é ruim para a imagem da sua empresa, demonstra que você está agindo de má fé.

Ao realizar uma compra, o preço da mercadoria não é o único critério levado em consideração, o cliente pode questionar do porquê de tanto desconto e desconfiar ou mesmo concluir que seu produto não é bom e que você está tentando se livrar dele a todo custo.

Nessas duas situações a sua empresa fica desacreditada perante seus possíveis clientes.

Se você não estiver preparado para isso, o uso indiscriminado do desconto pode afetar suas receitas, pois se você está realmente concedendo desconto, você pode sair no prejuízo.

Como dar desconto de maneira inteligente?

Todo empreendedor de sucesso deve fazer planejamentos. Vamos ajudar você a entender se você está no caminho certo.

  • Faça um planejamento do desconto

Observe os períodos de menor movimento da sua loja, nesse momento você pode precisar chamar a atenção dos seus clientes.

Para estimular vendas em grande quantidade o desconto é uma ótima opção.

  • Crie um portfólio de seus produtos/serviços

Você realmente conhece os seus produtos?

Para trabalhar com descontos, você deve conhecer o que você vende. Você deve estar ciente do seu real valor de custo e do seu nível de necessidade para seu público-alvo. Deve saber também se os produtos no seu estoque estão ficando parados por muito tempo e se correm o risco de passarem da validade sem serem vendidos.

Um produto de necessidade básica pode ter um preço de venda mais alto, porque seu cliente precisa dele. Dessa forma você não precisa conceder desconto nesse produto. O mesmo vale para produtos personalizados, pois o cliente está pagando um preço mais alto pela característica exclusiva dele.

Agora se o produto não é item de necessidade ou não tem nenhum diferencial que justifique um alto preço, esse é um bom candidato para receber descontos.

O produto que está com a data de validade se aproximando também é um bom candidato para receber desconto. Mas nesse caso, seja honesto com seu cliente, deixe a data de validade em evidência para que ele saiba o motivo do desconto e não se sinta lesado. E claro, não espere que a data de validade seja para a próxima semana, se antecipe em, pelo menos, um mês para essa promoção. Por isso a importância de conhecer seus produtos.

  • Técnicas de negociação

Saiba cativar seu cliente, estabeleça uma comunicação de confiança. Enquanto ele te explica o que está procurando, identifique se o produto está em oferta  com desconto ou se o mesmo pode receber um desconto. Não deixe para oferecer a vantagem após o cliente ver o preço e mostrar insatisfação com o mesmo, ou ainda após o cliente desistir de fazer a compra.

Se o cliente não mostrar vontade real de adquirir o produto, jogar um desconto do nada também é desnecessário, o cliente terá a impressão de que o preço está alto e o desconto é só uma forma de você vender o produto a qualquer custo.

  • Estude o mercado

Se você conhece bem seus produtos, você sabe corretamente seus custos e é capaz de saber como estão seus preços em relação ao mercado. Se o preço dos seus concorrentes estão mais baixos que o seu, dar a entender que a sua margem de lucro é mais alta, logo você pode conceder algum desconto nesse produto.

Se seus concorrentes estão oferecendo desconto, por que você não? Lembre-se: estamos falando de produtos iguais vendidos por você e seus concorrentes.

Mas cuidado! Diminuir o preço só porque na concorrência é mais baixo pode afetar no seu resultado, afinal, a sua concorrência pode não está considerando as despesas extras e impostos desse produto.

O desconto é uma ótima estratégia para atrair novos clientes e fidelizar quem já é cliente. É também uma ótima forma para evitar estoque parado ou mesmo a sua perda, já que muitos produtos podem vencer ainda no seu estoque. Porém, como toda estratégia, o desconto deve ser adotado de forma inteligente, para não prejudicar nem a imagem de sua empresa e nem seus lucros.

E lembre-se da próxima vez que for realizar uma promoção ou conceder descontos, para não prejudicar a sua empresa avalie os pontos acima. O desconto é uma estratégia de vendas e não deve ser motivos para o encerramento da sua empresa.

Artigos Relacionados: