fbpx
Curva ABC na gestão do seu estoque

Curva ABC é um método de categorizar produtos do seu estoque com objetivo de informar quais produtos são de maior importância ou impacto para sua empresa.

Ferramentas de gestão são conceitos/técnicas que auxiliam empresas no processo de tomada de decisão. Com o auxílio delas, você pode reduzir riscos e aumentar a assertividade em decisões de negócios. Dentro dessas ferramentas se encontra a curva ABC (criada pelo economista italiano Vilfredo Pareto) utilizada para agrupamento de itens de acordo com o seu nível de importância para a empresa.

Entenda como você pode vender mais com a Curva ABC.

A curva ABC é uma boa opção na gestão do seu estoque, por auxiliar na identificação do que é mais importante para os resultados da empresa, por exemplo, na hora da compra de produtos. Adquirir estoque excessivo faz com que o seu dinheiro fique parado quando você poderia estar investindo.

Já o estoque insuficiente pode acarretar em uma perda de vendas, gerando menos receita por falta de estoque, além de abrir uma oportunidade de entrada para concorrência no mercado. Para mitigar isso, podemos fazer uso dessa ferramenta de gestão.

O que é Curva ABC de Produtos?

Como o próprio nome já diz, a curva ABC utiliza três categorias de agrupamento de itens. Categorias A, B e C. Na gestão de estoque, A é a categoria de produtos responsável pela maior parcela do valor de venda médio de um período, em B estão os produtos da segunda maior parcela e na C estão os produtos responsáveis pela menor parcela do valor de venda médio.

A designação de itens a cada categoria é baseada na Teoria de Pareto (também conhecida como princípio 80-20), que fala que, para muitos fenômenos, 80% dos resultados vêm de 20% das causas.

Dessa forma, o grupo A é composto de uma quantidade menor de itens, mas que tem maior impacto, enquanto o grupo C é composto de maior quantidade de itens que geram menor impacto. O grupo B tem tanto quantidade quanto impactos intermediários.

Para que você tenha um norte ao classificar cada produto, utilizando o princípio 80-20, em geral:

  • Na categoria A são colocados 20% dos produtos que correspondem a 80% do estoque;
  • Na categoria B, 30% dos produtos que correspondem a 15% do estoque;
  • Na categoria C, 50% dos produtos que correspondem a 5% do estoque.

curva abc de produtos

Tenha em mente que quanto menor seu estoque (não comprometendo as atividades da empresa), menor o capital de giro retido e menor também é o custo para mantê-lo.

Análise da Curva ABC na gestão de estoque

Veja os benefícios da curva abc para o gerenciamento de estoque.

Os produtos do grupo A são os mais importantes para sua empresa, eles geram mais volume de vendas e/ou mais faturamento. Saber quais são eles é de grande ajuda no momento de negociar com seus fornecedores, alocar espaço para armazenamento e estabelecer intervalos necessários entre compras.

Os produtos do grupo B mesmo, no momento, não sendo os mais importantes para a sua empresa, ainda representam boa parte do faturamento. desse modo, é necessário pensar no estoque desses produtos com cuidado, não dando espaço para crescimento de sua concorrência, pela falta deles.

É necessário, também, acompanhar suas previsões, porque muitos deles podem mudar de categoria com o tempo, subindo para a A ou descendo para a C.

Por fim, os produtos do grupo C - que representam os de menor impacto tanto nas vendas como no faturamento - devem ser acompanhados para que você pense na elaboração de estratégias que resultem no aumento das saídas ou, até mesmo, decida por encerrar a compra desses itens.

Como distribuir seu estoque utilizando a Curva ABC

Agora que você já entendeu a importância da Curva ABC para a gestão de sua empresa e os benefícios dessa ferramenta na gestão de estoque, veja abaixo um exemplo de como distribuir seus produtos e formar seu estoque utilizando a curva abc.

Relacione todos os produtos de sua empresa identificando o valor unitário, quantidade de vendas e o faturamento por produto, como mostrado no exemplo da imagem abaixo. você pode considerar valores médios mensais ou escolher valores de um mês/período específico.

exemplo 1 curva abc

Após isso, calcule a porcentagem de contribuição de cada produto para o faturamento total. Para tal, basta fazer uma regra de 3 simples: (Faturamento do produto x 100)/Faturamento médio mensal.

Exemplo: Para o produto X

Porcentagem de contribuição = (115,00 x 100)/7740,00 = 1,49%

exemplo 2 curva abc

Ordene a tabela do produto com maior contribuição no faturamento mensal para o com menor contribuição. Após isso, classifique os produtos nas categorias A, B e C de acordo com o princípio 80-20 como falado anteriormente.

No caso desse exemplo, os produtos poderiam ser classificados da seguinte maneira.

  • Categoria A: Produto U e Produto S - são 20% dos produtos da empresa e os que mais contribuem no faturamento. O estoque desses produtos deverá girar em torno de 80% do estoque total;
  • Categoria B: Produto W, Produto R e Produto T - são 30% dos produtos da empresa e contribuem intermediariamente no faturamento. O estoque desses produtos deverá girar em torno de 15% do estoque total;
  • Categoria C: Demais produtos. São os 50% que menos contribuem para o faturamento da empresa. O estoque deles deverá girar em torno de 5% do estoque total.

Lembrando que esses números são um norte na aplicação da curva ABC. Eles podem sofrer alterações dependendo dos seus interesses e do seu ramo de negócio. 

Como a Eagle entrega a Curva ABC do seu estoque?

Atualmente, a Eagle Tecnologia oferece este recurso - Indicador curva ABC por faixa de preço - no Eagle Analytics (aplicativo de análise de dados vinculado ao  Eagle Gestão) aos seus clientes.

prints phones

Indicador curva ABC por faixa de preço

Esse indicador mostra a Curva ABC dos seus produtos vendidos conforme a faixa de preço dos itens no momento em que ocorreu a venda. Com este indicador é possível saber a faixa de preço de venda dos produtos e em qual classe eles se encontram.

É possível analisar a Curva ABC de 24 meses, 12 meses, 6 meses, 90 dias, 60 dias e 30 dias.

A classificação é feita de acordo com a Margem de Contribuição Acumulada (MCA) onde:

  • Se MCA < 70, então os produtos estão na Classe A;
  • Se MCA > 70 e MCA < 90, então os produtos estão na Classe B;
  • Se MCA > 90 os produtos estão na Classe C.

Logo, como vocês puderam ver nesse artigo, a Curva ABC é uma ótima ferramenta nos momentos de tomadas de decisões em seus negócios, principalmente em relação ao estoque.

Ela irá te fornecer dados com os quais você conseguirá negociar melhores valores e prazos com seus fornecedores, além de te ajudar na otimização do estoque e do espaço de armazenamento, resultando em melhoras em faturamento e redução de perdas e desperdícios.

Porém, esse artigo considerou apenas a contribuição de cada produto no faturamento da empresa na hora de categorizá-los. No entanto, você pode e deve levar em consideração outros fatores como: capital empregado; frequência de utilização; exposição a risco.

Considerando as informações anteriores, você deve fazer sua própria análise e botar em prática de acordo com o que é melhor para seu negócio.