fbpx
Importância de vincular tabela de preço por cliente

Uma das mais importantes e difíceis tarefas dos empreendedores é o ato de precificar seus produtos ou serviços.

Para isso, deve-se levar em conta diversos fatores como os custos de produção, impostos, margem de lucro e ainda ficar de olho nos preços praticados pela concorrência.

O preço de um produto está diretamente ligado em quanto seu produto irá parecer atrativo para seus clientes, fazendo com que ele feche ou não a compra da mercadoria.

A criação de tabelas de preço é uma ótima forma para que o comerciante não se perca na hora de precificar, desta maneira é possível acompanhar de forma eficiente o preço de cada produto, mantendo um valor que cubra seus custos, obtenha a margem de lucro desejada e ainda consiga ser competitivo.

Uma estratégia muito interessante de utilizar tabelas de preço é a criação de tabelas por clientes, ou seja, uma tabela de preço específica para determinados clientes.

Desta forma, os clientes de longa data, ou aqueles que compram em maior quantidade possuem preços diferenciados, evitando que estes clientes migrem para a concorrência e ainda possibilitando o aumento do ticket médio dos demais.

O que é e para que serve a tabela de preço?

Tabela de preço é uma relação do preço de venda de cada produto e serviço de um estabelecimento, nela são informados os valores de descontos ou acréscimos, podendo levar em conta a região, épocas do ano, promoções, volume de compras entre outros.

Com uma tabela de preço bem montada, o comerciante tem total controle do preço de venda de seu produto, dando a ele possibilidade de criar diferentes promoções, com a segurança de estar vendendo o produto e/ou serviço a um preço competitivo e que ainda traga lucro.

Por que vincular a tabela de preço por cliente?

Nenhum comerciante quer perder seus preciosos clientes para a concorrência, os bons clientes são responsáveis por uma parcela alta do faturamento de uma organização, por esse motivo existe um esforço enorme para criar diferentes estratégias para fidelizar seus compradores.  

Uma estratégia muito utilizada por comerciantes em todo mundo, é a criação de tabela de preço específica para determinados clientes, e nela são atribuídos preços maiores ou menores para cada clientes, podendo levar em conta a quantidade comprada, o quão antigo é o cliente ou a qual a região onde o cliente mora.

Com isso, os melhores clientes que são responsáveis por uma grande parcela do lucro, são recompensados e se sentem reconhecidos ficando menos propensos a ir para a concorrência

Além de ser um chamariz para novos clientes que têm a intenção de fazer parte destes clientes especiais.

Vantagens da tabela de preço por cliente no momento da venda

Uma tabela de preço bem montada e vinculada ao cliente é uma ótima ferramenta na hora de fechar negócio, o vendedor tem maior controle dos preços aplicados para o cliente em especial, fazendo com que ele possa barganhar melhor, aumentando as chances de uma boa venda.

Além disso, aumenta a agilidade na hora do atendimento, com a tabela já definida para o cliente, o vendedor não tem a necessidade de ficar procurando uma tabela adequada, ele tem a segurança de que os preços apresentados estão de acordo com o que foi combinado.

E assim, se tem um maior controle que evita erros por parte do vendedor ao informar o valor para o cliente, proporcionando segurança de aplicar descontos ou acréscimos sem que isso cause prejuízo ou a perda da venda.

Conquistar novos cliente é importante, mas fidelizar os bons clientes é ainda mais importante, tendo em vista que estes são responsáveis por grande parte do faturamento da organização.

A criação de tabelas de preços para estes clientes pode representar um aumento na satisfação, aumento no ticket médio, faturamento, evita perdas para a concorrência, proporciona maior controle ao aplicar descontos ou acréscimo, aumenta a segurança e agilidade na hora do atendimento.

Além de representar uma forma de ganhar novos clientes fiéis, visto que todo mundo quer um preço diferenciado, podendo fazer com que novos clientes estejam propensos a comprar mais para ter acesso a preços especiais.