fbpx
Vendas Externas: como acompanhar desempenho dos seus vendedores

Venda Externa, é toda venda que ocorre fora da organização, ou da empresa. Ela é realizada pela equipe de força de vendas , um grupo ou mesmo uma pessoa que apresenta e vende os produtos ou serviços pelas ruas, comércios, lojas, ou qualquer estabelecimento definido como ramo de negócio da empresa, através de rotas pré-estabelecidas.

Podemos definir vendas como sendo o processo de troca de um produto ou serviço por dinheiro.

Elas podem ocorrer de diversas maneiras: de empresas para pessoas, de empresa para empresas, e apenas entre pessoas, como exemplo os classificados e vendas de itens usados.

As vendas podem ser realizadas de forma interna, que ocorre quando o cliente vai pessoalmente à empresa ou faz contato via telefone, e-mail, WhatsApp e etc.

Embora a venda interna seja muito é utilizada, existem também outras formas de realizar uma ou mais vendas, um exemplo é a venda externa. Nela, são utilizadas ferramentas que alavancam as vendas através de uma ou mais pessoas exclusivas para a captação de clientes fora da empresa.

O que são Vendas Externas

Vendas externas podem ser definidas como aquelas que ocorrem fora do ambiente empresarial, em que o consultor vai as ruas, e vai exclusivamente até o cliente para oferecer o produto.

Nesta modalidade, pode-se ocorrer vendas tanto para pessoas ou empresas que já são clientes e que já fazem parte da carteira da empresa, quanto para pessoas que não são clientes, que não conhecem seu produto ou serviço e terão a oportunidade de se tornar futuros e potenciais clientes.

Quando o consultor vai até ao cliente oferecer o produto, poderá aproveitar para oferecer novas mercancias e em decorrência disso, a empresa tem a oportunidade de ampliar suas vendas. É importante que antes que o consultor/vendedor saia para a rota, ele tenha informações necessárias e atualizadas sobre seu cliente, então é necessário:

  • Ter ciência sobre o perfil de negócio das empresas com quem irá contatar;
  • Saber em qual momento da negociação encontra-se a empresa (se será uma apresentação do produto ou serviço, ou se já é uma venda);
  • Estar sempre bem preparado para o diálogo presencial com o cliente;
  • Estar atento ao momento e a situação em que se encontra a pessoa com quem está sendo realizada a negociação, caso não seja um momento propício, é importante que seja remarcada a volta ao estabelecimento em um melhor momento.

Esta modalidade de vendas é interessante para a empresa, devido:

  • Maior prospecção de clientes: quando o consultor vai em busca de um cliente, ou seja, não fica esperando que o cliente venha até a empresa, ele tem grandes chances de gerar diversas oportunidades de vendas, pois tem-se a oportunidade de conhecer novos locais e estabelecimentos, novos clientes, novos ramos de negócios, por estar em contato com vários ambientes;
  • Equipe diversa: Podemos ter em nossa equipe diversos tipos de habilidades e conhecimentos, visto que consultores internos e externos precisam ter conhecimentos e habilidades diversas. Um consultor externo precisa ter ainda mais domínio do produto que se está indo oferecer. Precisa ter uma excelente capacidade de persuasão, e segurança no produto que está vendendo;
  • Boa Gestão de Tempo: Devido as viagens, rotas e locais que o consultor precisa estar, é imprescindível que ele tenha uma boa gestão de tempo, para que dê conta de sua rotina, dentro do prazo;
  • Saber se apresentar: Roupas/Uniforme discretos e limpos, cabelos limpos e penteados são importantes para chegar ao encontro do cliente;
  • Ter boa capacidade de comunicação e negociação, é muito importante para fecha uma venda.

Qual a importância(vantagens) de acompanhar as vendas externas?

Como em qualquer situação que vivemos, é de suma importância o acompanhamento das vendas externas, para obter-se os melhores resultados possíveis e preferencialmente em um menor espaço de tempo...

Com o devido acompanhamento é possível identificar e sanar o quanto antes situação adversas, alguma ocasião que necessite de mudança de planos, fazer uma correção, adequação, ou que até mesmo algo que seja necessário parar de ser realizado.

 Com o acompanhamento é possível trabalhar com tempo hábil para reverter problemas, diminuindo os impactos negativos ou até mesmo eliminando-os.

Como acompanhar as Vendas Externas?

Conforme citamos acima, é fundamental que as vendas externas sejam acompanhadas. Para isso devemos utilizar algumas ferramentas que nos auxiliam nesta tarefa.

Treine continuamente sua equipe de vendas

O treinamento é importantíssimo. Muitos vendedores acabam falhando e não tendo o desenvolvimento esperado por não entenderem o suficiente sobre os produtos e serviços prestados pela empresa.

Isso porque não foram devidamente treinados ao ingressar na organização, ou até mesmo por terem sido passadas milhões de informações de uma só vez, o impossibilitou que o mesmo absorvesse devidamente o necessário.

Desta forma, treinamentos contínuos dão melhores resultados Planeje-se para realizar treinamentos recorrentes, isso trará mais segurança e domínio aos vendedores da sua empresa.

Treinamento em técnicas de vendas são fundamentais para melhores desempenhos. E treinamento em produtos e serviços são importantes para que os vendedores saibam oferecer e responder questionamentos específicos sobre o produto a seus clientes.

Defina metas alcançáveis

É importante criar metas atingíveis, mas também ambiciosas. Isso está vinculado às suas estratégias de métricas e incentivos. Além disso, as metas precisam ser específicas e mensuráveis.

Não é interessante apenas dizer que a meta é aumentar a vendas por exemplo. É preciso especificar o percentual de aumento e em qual período deverá ser atingido.

Para criar e definir metas de sucesso podemos utilizar a estratégia da Metodologia SMART, onde a meta deve ser: específica, mensurável, atingível, relevante e temporal.

Ao utilizar esta metodologia você terá metas perfeitas para motivar sua equipe e aumentar os resultados das suas vendas.

Estabeleça o canal de comunicação

Para facilitar a troca de informações da equipe, é interessante definir o principal canal de comunicação que será utilizado por ela. Desta maneira, as informações não se perdem durante o dia, ou durante o período da viagem.

Busque feedbacks da equipe e trabalhar em conjunto a solução de problemas relatados

Realize reuniões, pergunte aos consultores/vendedores, incentive-os para que a traga informações construtivas para a melhoria dos seus trabalhos.

Desta maneira é possível obter informações sobre as falhas e acertos que sua empresa tem no mercado, podendo ser melhorados com treinamentos ou mudança de estratégia.

Centralize informações com ferramentas tecnológicas

A tecnologia é uma grande aliada para melhores resultados em vendas externas.Ter um aplicativo sempre em mãos, a todo e qualquer momento facilita muito a troca de informações.

Por eles é possível manter-se sempre atualizado, com informações de novos pedidos e novos clientes. É possível também, fazer o acompanhamento de, quais produtos estão sendo mais vendidos, qual horário de pico de vendas, em qual localidade obtém-se mais vendas, entre outros.

As informações de pedidos realizados, são integradas ao sistema de gestão através do aplicativo que ao recebe-las computa os de pedidos realizados via smartphones ou tablets. Como exemplo de aplicativo deste tipo temos o Demander.

O aplicativo é baixado na Play Store do Google e vem com acesso a uma versão de demonstração, com clientes e produtos fictícios para simulação de pedido. Para baixar na Play Store basta pesquisar por Demander.

Comemore

A comemoração é uma forma de incentivo e motivação para o consultor/vendedor. Portanto toda venda deve ser comemorada. O vendedor irá sempre se sentir especial quando fechar uma venda. Isso o impulsionará, fazendo com que continue tentando cada vez mais, e com mais gás.

A venda externa é uma modalidade de venda que pode ser usada em sua empresa para aumentar cada vez mais seus resultados.

Utilizando as ferramentas adequadas, teremos resultados incríveis, em um menor espaço de tempo. Colaboradores, treinados, engajados, e atualizados produzem melhor e com maior eficiência.

Assim, os resultados aparecem, e seus colaboradores estarão sempre satisfeitos. A medida que os colaboradores estão satisfeitos e realizados no âmbito profissional, conseguem executar suas tarefas, com menor desgaste e maior fluidez.

Prepare sua equipe, sua empresa irá longe!