fbpx
Como gerenciar as entregas de vendas para entrega futura

Venda para entrega Futura é uma estratégia comercial muito utilizada como forma de suprir a falta de espaço físico para estoque, aproveitar boas condições de preço ou até mesmo reservar uma mercadoria para um período específico.

A venda para entrega futura consiste em uma modalidade de venda em que o fornecedor efetua uma venda de uma determinada mercadoria, sem que ocorra, no entanto, a entrega imediata desta mercadoria, ou seja, a venda é realizada, mas a entrega efetiva da mercadoria ocorre em uma data posterior.

Você pode encontrar mais informações sobre Venda para entrega futura clicando aqui

Para realizar uma entrega futura de forma efetiva, é necessário conhecer o que é este processo e controlar todas as etapas dele. E é justamente isso que você entenderá neste artigo.

O que é Entrega Futura?

Entrega futura é o processo no qual a empresa irá fazer a entrega ao comprador da mercadoria, podendo essa entrega ocorrer de forma parcial ou total.

No momento da entrega, é necessário que se tenha uma organização e processos eficientes para separar os itens por tipo e quantidade, organizar as rotas de entrega de forma otimizada, para tornar as entregas mais eficientes e reduzir o custo do frete.

Além disso, é preciso monitorar sistematicamente os prazos de entregas e o que já foi entregue, acompanhar a disponibilidade de mercadoria em estoque nos centros de distribuição e ter o controle de tudo que está sendo entregue ao cliente.

Gerenciar corretamente todas estas informações de clientes, entregas, faturamento, documentos, cálculo de fretes; requer o uso de processos eficientes que automatize as atividades da operação de entrega de forma prática e simples.

Assim, conseguirá realizar uma ótima gestão de entregas, controlar tudo o que está acontecendo, diminuir as preocupações do dia a dia, otimizar toda a logística do seu negócio, prazos e aumentar a confiabilidade de sua empresa junto aos seus clientes.

Como gerenciar as Entregas Futuras?

O processo de entrega futura é complexo e para que ele seja efetivo e garanta a eficiência das operações de transportes, é fundamental controlar e organizar as informações de mercadorias.

Sem elas, as mercadorias podem ser trocadas, chegarem com atraso ou até serem desviadas durante o trajeto.

Sem contar ainda com o fato de que como as entregas podem ocorrer de forma parcial, quanto maior a quantidade de envios feitos, maior a possibilidade de alguma falha acontecer nessa operação, caso os devidos cuidados não sejam tomados.

A falta de planejamento na logística de entrega é a principal responsável por atrasos que leva a reclamação de clientes. Algumas boas práticas que devem ser adotadas para roteirizar as entregas são:

  • Prepare um calendário de entregas e agende com o cliente suas respectivas entregas
  • As entregas que são próximas umas das outras isso otimiza o tempo gasto dos motoristas e facilita muito na hora de elaborar a rota
  • Encontre a melhor rota organizando a sequência em que as entregas devem ser realizadas para reduzir ao máximo o trajeto percorrido

Para gerenciar um cenário tão complexo como este, você precisa utilizar ferramentas que lhe dão controle sobre as entregas. Dentre elas estão o Romaneio de Carga e o de Entrega. 

Outro fator importantíssimo é controlar a quantidade entregue. Além disso, é fundamental que você acompanhe de perto o status de cada entrega.

A seguir você entenderá o que é cada um desses pontos e como eles lhe auxiliam no gerenciamento efetivo das entregas.

Romaneio de Carga

O romaneio de cargas é um documento em formato de lista que descreve as informações das mercadorias que estão em carregamento, como quantidade, volume, descrição e outras informações.

É utilizado nos transportes de mercadorias para reunir as informações dos pedidos que estão sendo distribuídos e assim agilizar no processo de conferência, no embarque, desembarque e também em casos de fiscalizações.

Um dos maiores benefícios do romaneio é a redução de trocas e erros nas remessas, isso resulta em mais acertos, maior êxito nas prestações de serviços, otimização dos custos e melhora a prestação de contas dos motoristas.

Romaneio de Entrega

O romaneio de entrega torna o processo logístico mais eficiente e produtivo, evita desperdício de tempo, define a melhor rota para entregas e faz a empresa poupar dinheiro em combustível.

O romaneio de entrega é como se fosse um roteiro de entrega, terá os dados do endereço dos clientes, valor e outras informações para facilitar a localização de onde as entregas devem ser feitas e possibilitar que o motorista estabeleça uma logística de entrega.

Controle dos itens entregues

Contar com um controle de entregas eficiente, além de ser um diferencial competitivo, pode fazer toda a diferença para manter um relacionamento cada vez melhor com os seus clientes. Deixar de gerenciar esse processo pode causar danos irreparáveis na imagem da empresa.

Por isso, sua empresa ter um controle eficiente dos itens entregues e acompanhar o status da entrega de pedidos é essencial para oferecer a melhor experiência de compra para os clientes. Além do mais, todo cliente deseja receber seus produtos no tempo previsto.

O controle de status de entregas é o que permite que a empresa e gestores tenham visibilidade em relação aos pedidos que estão sendo entregues de forma parciais/totais em datas acordadas com os clientes.

Assim, consegue tomar decisões rapidamente para resolver eventuais problemas de disponibilidade de estoque, logística, informar o cliente a cada atualização de status, consequentemente, evitar custos extras e clientes insatisfeitos.

Então, invista em um sistema que ofereça essas funcionalidades e conquiste vantagens como maior fidelização dos clientes, aumento da produtividade dos colaboradores, redução de custos com entregas e menos erros humanos no processo de controle de entregas.

Agora, acredito que ficou claro, os principais pontos sobre a venda para entrega futura e que um sistema de gestão com essa funcionalidade propicia a redução de custos, agrega valor, melhora os níveis de serviço e consequentemente, maximiza a lucratividade.

Do mesmo modo, a falta de organização nas entregas aumenta custos e faz com que as entregas demorem mais do que deveriam.

Para otimizar o tempo que cada entrega demora para ser realizada e poupar dinheiro é preciso levar em consideração uma série de fatores, o caminho mais rápido, possíveis dificuldades no trajeto, volume da carga, relação entre a distância percorrida, custo do combustível, entre outros.

São muitas questões para serem resolvidas manualmente, por isso é importante ter esse processo automatizado para tornar o processo logístico mais eficiente e produtivo, evitar desperdício de tempo e fazer a empresa poupar dinheiro, ter maior confiabilidade nas informações e maior segurança em todo o seu controle de entrega.

Seguir essas práticas sem o apoio de um sistema de gestão é uma tarefa difícil. Então contar com um sistema de gestão que tenha estes recursos é uma boa alternativa.